SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
PRATICANDO A ORALIDADE NA LÍNGUA INGLESA
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
1ª Etapa:
1. Configurando os dispositivos Ensinar os alunos a configurar seus dispositivos (smartphones, Chromebooks ou computadores) para o reconhecimento da língua inglesa (vide OBS no.3 no campo Observações);
2. Uma vez configurados, ensinar os alunos a utilizar o Google Tradutor e a ferramenta de pesquisa por voz do Google, em inglês. Para fazer a configuração para utilização da língua inglesa nas pesquisas no computador, deve-se acessar o Google e escolher o inglês no menu idiomas/languages, que é acessado ao clicar no ícone de configurações/settings (roda dentada) ao lado do ícone dos Google apps (nove pontos), que fica junto à foto/letra(s) inicial(is) do usuário da conta Google); No smartphone, deve-se acessar o Google, clicar no menu que fica no canto superior esquerdo (três barras) e depois em configurações de pesquisa/search settings, e escolher a língua inglesa na parte de idioma para produtos Google e para resultados de pesquisa.
OBS: Projetar a tela do computador ou do smartphone, se possível, para melhor visualização da explicação do passo a passo das configurações
Fundamentação Pedagógica:
“O destaque dado por Vygotsky ao professor, a nosso ver, valoriza também a atividade de demonstração em sala de aula na medida em que ela é um instrumento que serve prioritariamente ao professor, agente do processo e parceiro mais capaz a ser imitado. Cabe a ele fazer, demonstrar, destacar o que deve ser observado e, sobretudo, explicar, ou seja, apresentar aos alunos o modelo teórico que possibilita a compreensão do que é observado, estabelecido cultural e cientificamente.” (GASPAR e MONTEIRO, 2016)
Fundamentação Tecnológica:
“Consoante reforça Costa (2013, p. 52), os smartphones diferem-se de outras tecnologias por afastarem-se dos métodos tradicionais de educação, trazendo a instantaneidade no contato com conteúdo e permitindo a liberdade característica da mobilidade, “(…) compartilham o conhecimento entre indivíduos e grupos independentemente de tempo e localização física”. (MIRANDA e ROCHA, 2020) “(…) os alunos vivem em meio a uma sociedade permeada de recursos tecnológicos, tendo a possibilidade de tornarem-se hábeis manipuladores da tecnologia e de dominar com rapidez e desenvoltura o uso das TICs. Dessa forma, o uso das TICs permite o alcance de uma gama de informações capazes de contribuir substancialmente nos processos de ensino e de aprendizagem.” (DIAS et al, 2020)
2º Etapa: (Atividade feita de acordo com a metodologia desenvolvida pela professora Raquel Ribeiro, apresentada durante o ELT Week Brazil. (MEC, 2022)
1. Respondendo às perguntas – Distribuir a folha com as perguntas para as quais os alunos irão procurar respostas no Google (WORKSHEET #1); – Os alunos farão as perguntas em inglês ao Google na parte de pesquisa por voz (pressionando o ícone com um microfone); – Caso não saibam pronunciar alguma palavra, ou até mesmo toda a pergunta, deverão digitá-la no Google tradutor (que deve ser previamente configurado para inglês em um lado e “detectar idioma” no outro) e pressionar o botão de ouvir (ícone de um alto-falante) quantas vezes forem necessárias. O importante é que a pergunta seja feita em inglês na barra de pesquisa por voz; – Quando obtiverem a resposta do Google, registrar por escrito na folha da atividade.
OBS: a) Nesta etapa, o professor deverá agir como um mediador, auxiliando na utilização dos dispositivos, caso seja necessário, e estimulando os alunos a não desistirem. O professor deverá, ao máximo, evitar ensinar a pronúncia com a sua própria voz ou dar as respostas, para não desestimular o desenvolvimento/exercício da autonomia dos alunos quanto à prática da oralidade e utilização da tecnologia.
b) As folhas da atividade podem ser recolhidas pelo professor ou guardadas pelos alunos. As mesmas serão utilizadas novamente na etapa 4, com exceção das worksheets números 6, 7 e 8.
Fundamentação Pedagógica:
“Através do ensino e ênfase na oralidade, torna-se possível a aproximação dos sujeitos com a realidade, possibilitando-lhe que o processo de aprendizagem seja fundamental e lhe encorajar a disponibilidade para correr riscos, superar a ansiedade e a inibição, motivando-o de forma que o ato de aprender lhe proporcione a oportunidade de refletir sobre seu progresso e lhe encoraje a autonomia.” (TSUTIYA, 2013, apud MARTINS, 2022).
Fundamentação Tecnológica:
“A utilização de recursos midiáticos contribui para que o docente assuma uma nova atitude: deixe de ser o detentor do saber e assuma uma postura de aprendiz, para a partir daí tornar-se orientador, ou seja, mediador do processo de construção do próprio conhecimento.” (FERREIRA e CASTRO, 2017).
3º Etapa:
1. Configurando o Google Documentos – Ensinar os alunos a acessar o Google Documentos e a criar um novo documento; – Ensinar os alunos a ativar a digitação por voz, presente no menu da opção ferramentas ou com a combinação de teclas ctrl+shift+S; OBS: Após a ativação da digitação por voz, é necessário selecionar a língua inglesa no menu que aparece acima do ícone microfone. – Pedir que os alunos nomeiem o arquivo, configurem o compartilhamento do documento para qualquer pessoa com o link, habilitem a pessoa com o link a fazer comentários, copiem o link e o enviem ao professor (por e-mail ou através do WhatsApp). OBS: Projetar a tela do computador ou do smartphone, se possível, para melhor visualização da explicação do passo a passo das configurações.
Fundamentação Pedagógica:
“O destaque dado por Vygotsky ao professor, a nosso ver, valoriza também a atividade de demonstração em sala de aula na medida em que ela é um instrumento que serve prioritariamente ao professor, agente do processo e parceiro mais capaz a ser imitado. Cabe a ele fazer, demonstrar, destacar o que deve ser observado e, sobretudo, explicar, ou seja, apresentar aos alunos o modelo teórico que possibilita a compreensão do que é observado, estabelecido cultural e cientificamente.” (GASPAR e MONTEIRO, 2016)
Fundamentação Tecnológica:
“(…) os alunos vivem em meio a uma sociedade permeada de recursos tecnológicos, tendo a possibilidade de tornarem-se hábeis manipuladores da tecnologia e de dominar com rapidez e desenvoltura o uso das TICs. Dessa forma, o uso das TICs permite o alcance de uma gama de informações capazes de contribuir substancialmente nos processos de ensino e de aprendizagem.” (DIAS et al, 2020)
4º Etapa: Formando orações afirmativas
1. Utilizando o Google Documento criado, os alunos formarão orações afirmativas a partir das respostas e perguntas da 2ª. etapa desta SD – uma oração para cada pergunta respondida utilizando a digitação por voz em inglês.
OBS:
a) O professor deve ensinar os comandos “period” (ponto) e “new paragraph” (novo parágrafo) para o aluno utilizar na sua digitação por voz a fim de separar as orações;
b) Caso não saibam pronunciar alguma palavra, ou até mesmo toda a oração que desejam formar, os alunos deverão digitá-la no Google tradutor e pressionar o botão de ouvir (ícone de um alto-falante) quantas vezes forem necessárias;
c) Também nesta etapa o professor deverá agir como um mediador, auxiliando na utilização dos dispositivos, caso seja necessário, e estimulando os alunos a não desistirem. O professor deverá, ao máximo, evitar ensinar a pronúncia com a sua própria voz para não desestimular o desenvolvimento / exercício da autonomia dos alunos quanto à prática da oralidade e utilização da tecnologia.
Fundamentação Pedagógica:
“Através do ensino e ênfase na oralidade, torna-se possível a aproximação dos sujeitos com a realidade, possibilitando-lhe que o processo de aprendizagem seja fundamental e lhe encorajar a disponibilidade para correr riscos, superar a ansiedade e a inibição, motivando-o de forma que o ato de aprender lhe proporcione a oportunidade de refletir sobre seu progresso e lhe encoraje a autonomia.” (TSUTIYA, 2013, apud MARTINS, 2022).
Fundamentação Tecnológica:
“Ensinar com as tecnologias da informação e comunicação será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantém distantes professores e alunos, caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial.” (MORAN, 2002, apud MARTINES, 2018).
5º Avaliação:
1. A avaliação pode ocorrer de maneira concomitante ao desenvolvimento da etapa 2, a partir da verbalização das perguntas de forma correta e da obtenção das respostas necessárias, e da etapa 4, com a formação das orações afirmativas, configurando um processo de auto avaliação;
2. A avaliação também pode ser feita pelo professor através da leitura, e eventual comentário, do Google documento produzido pelo aluno, compartilhado por meio de um link na etapa 3.
Fundamentação Pedagógica:
“Luckesi (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é processual e dinâmica. Na medida em que busca meios pelos quais todos possam aprender o que é necessário para o próprio desenvolvimento, é inclusiva. Sendo inclusiva é, antes de tudo, um ato democrático.” (NETO e AQUINO, 2009)
Quando descentralizamos a avaliação do professor, damos aos alunos uma participação ativa na avaliação. A participação do aluno na avaliação modifica a visão técnica da atividade, tornando mais comunicativa a troca de experiência entre os alunos participantes. Na posição de avaliador, o aluno cria um senso crítico dando possibilidade para auto avaliação. (SANTOS, 2002, apud CAPELLATO,2020).
Fundamentação Tecnológica:
“A utilização de recursos midiáticos contribui para que o docente assuma uma nova atitude: deixe de ser o detentor do saber e assuma uma postura de aprendiz, para a partir daí tornar-se orientador, ou seja, mediador do processo de construção do próprio conhecimento.” (FERREIRA e CASTRO, 2017).
Tema: Praticando a oralidade na língua inglesa
Eixo Organizador: Língua Inglesa
Objetivos esperados: Desenvolver a habilidade oral na língua inglesa.
Recursos Digitais Necessários: Computador, smartphone, projetor, internet.
Recursos Analógicos Utilizados: Quadro escolar.
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.