SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. São 17 objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo, a fim de que possamos atingir as metas da Agenda 2030 no Brasil.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER
TOMADA DE CONSCIÊNCIA
Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão as palavras OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO, SUSTENTÁVEL, META, AGENDA para debaterem e conceituarem coletivamente. (brainstorm)
Esta fase pode ser feita em cartaz, onde os grupos colocarão todas as suas ideias dos conceitos das palavras propostas (significado de cada uma delas em seu cotidiano).
Após a construção coletiva dos cartazes, a turma será convidada a pensar nas seguintes questões:
Perguntas-chave: O que é um planeta sustentável?
O que podemos fazer para melhorar o planeta?
Vocês sabem no que precisamos melhorar?
É possível melhorarmos/mudarmos de maneira individual?
Assim, o mediador poderá visualizar, concretamente, o que os alunos já trazem de conhecimento prévio.
ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS
Apresentação: O que é a Agenda 2030? O que são os ODSs?
Confira o vídeo que explica a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ABM / ODS
Exploração do site:
(este momento pode ser coletivo ou de maneira individual, de acordo com a realidade física da turma).
Leitura coletiva + debate – Notícia
Sobrecarga da Terra 2019: Planeta atinge esgotamento de recursos naturais mais cedo em toda a série histórica | Natureza | G1 (globo.com)
ATIVIDADES LÚDICAS PERMEADAS PELA TECNOLOGIA + FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS
Os alunos, divididos em grupos, farão perguntas para um QUIZ. Depois, as perguntas serão colocadas, coletivamente, no Quizizz.
Nesta etapa os alunos deverão construir com autonomia as perguntas para o quiz, demonstrando assim, envolvimento com as etapas anteriores.
O mediador deverá intervir nos grupos, auxiliando e dando dicas, porém a construção deverá ser feita pelos alunos, para estimular o desenvolvimento do pensamento.
RODA DE LEITURA E CONVERSA
Trabalhando História em Quadrinhos – arquivo em PDF para baixar:
Apresentação do Clube de Leitura da ONU:
AVALIAÇÃO
Em duplas ou trios, os alunos receberão (ou escolherão, espontaneamente) um ODS. Farão a confecção de um slide (foto, texto, informação) para montarem, depois, uma exposição no Artsteps.
A exposição deve ser orientada pelo mediador, para facilitar a organização da exposição virtual.
SUGESTÃO DE SITES PARA PESQUISA, com diferentes ideias:
A SD proposta poderá ser adaptada para os diferentes níveis de ensino. Ela pode ser utilizada durante três aulas ou até mesmo para disparar um projeto maior.
Eixo Temático: Ciências da Natureza e Ciências Humanas
Recursos Digitais Necessários: Jogo no Quizizz, Vídeo no YouTube, Artsteps
Recursos Analógicos: Papel, caneta, livro, cartolina…
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.