Menu fechado


Sequência Didática – Evitar a Fake News sobre o Coronavírus

Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.


SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER NOS TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Comece aqui

Com o surgimento do Coronavírus (COVID-19) e a necessidade de isolamento por conta da pandemia, usuários de aplicativos de mensagens como “WhatsApp” espalharam milhares de informações de conteúdo duvidoso. Convidamos você e seus familiares a participar das atividades que preparamos com todo cuidado para esclarecer que toda informação deve ser avaliada antes de ser repassada. E vamos para o passo 1.

Assista ao vídeo da Reportagem da TV Saúde com seus familiares ou faça uma videoconferência com seus amigos e saiba como identificar e combater as notícias falsas. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde já alertava sobre o Fake News em 2018.


Então, o que acharam da Reportagem? Agora vamos conversar sobre o que foi relatado?

Faça uma roda de conversa com seus familiares ou use as redes sociais para identificar os conhecimentos prévios de cada um sobre o que sabem sobre Fake News.

Questione se lembram de alguma Fake News que tenham recebido semelhante ao da reportagem.

Faça um debate de aproximadamente 5 min. Depois, pergunte sobre o que ouviram falar sobre o Coronavírus. Mais 5 min de debate. Em seguida, interrompa o debate e peça para que escrevam as ideias e dúvidas geradas nos primeiros 10 min e avise que assistirão a mais dois vídeos complementares.

Aconselhem a anotarem o que acharem mais interessante. Alertar que no final da exibição farão cartazes sobre o que entenderam.

O primeiro vídeo será sobre uma breve apresentação sobre o COVID-19 de 13/03/2020, estão anotando?


Agora assistam a Reportagem da TV Brasil sobre a Fake News do Coronavírus. Esse vídeo será um auxílio para debater sobre o perigo da divulgação de informações não confirmadas em sites não oficiais. Deixem a preguiça de lado e anotem. Vocês vão precisar das anotações.
Postado em 06/03/2020


Agora chegou o momento! Se está com seus familiares distribua 2 folhas de papel “A4” para cada pessoa presente, junto com 2 canetas piloto (Preta e Vermelha ou canetas que possuir em casa). Se for videoconferência, solicite aos seus amigos a fazer o mesmo em casa.

Incentive a produzirem cartazes que alertem sobre o perigo de propagar informações falsas sobre o Coronavírus. Fotografem, filmem, produzam, façam sequências de imagens, divirtam-se usando estes cartazes para divulgarem sobre os riscos em relação ao Fake News do Coronavírus.

Uma dica é fazer um jogo de adivinhações sobre o que cada um escreveu no cartaz dando dicas até acertar. Mãos à obra !!!

Ah! Mas a atividade não terminou! Terão 10 min para brincar e depois tem mais no passo 2, te espero lá!

Ufa! Finalmente vocês apareceram! Então, gostaram da brincadeira? Agora vamos pesquisar sobre as fontes confiáveis.

Espero que todos tenham entendido como é ruim divulgar notícias falsas, Fake News, e chegou a vez de saber onde buscar informações em sites oficiais. Para isso, vamos assistir a Reportagem da TV Senado com uma breve apresentação do site do Ministério da Saúde e divulgação do número de WhatsApp que informa sobre notícias falsas (61) 99289-4640.


Assistiram ao vídeo? Entenderam que o canal SAÚDE SEM FAKE NEWS é um canal do Ministério da Saúde de recebimento e envio de mensagens instantâneas, via WhatsApp, para combater as chamadas Fake News sobre saúde?

Dialogue com seu grupo sobre as possibilidades do uso do número (61) 99289-4640, divulgado no vídeo, por qualquer cidadão que poderá enviar gratuitamente mensagens, com imagens ou textos, que tenham recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, ou seja: se é verdadeira ou falsa.

Vale lembrar do horário de atendimento:
– De 2ª feira a 6ª feira (exceto feriados), das 10h30min às 12h e das 14h às 18h (horário de Brasília-DF).

Outra informação importante é o formato da escrita da mensagem:
– Formato das mensagens: [Nome Completo], [Município e Estado de residência], [Mensagem que deseja averiguar].

Devemos reforçar o que foi visto no vídeo demonstrando como será o retorno da mensagem:
– A equipe multimídia do Ministério da Saúde responderá a ocorrência ao(à) cidadão(ã) com um selo de “Isto é Fake News” ou de “Esta notícia é verdadeira”.

Orientem que o canal não deve ser utilizado como um serviço de atendimento ao cidadão. Informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ser direcionadas à Ouvidoria Geral do SUS, no número 136, ou às secretarias municipais e estaduais de saúde.

Leia com o grupo as demais regras do canal em:
https://www.saude.gov.br/images/pdf/2018/agosto/24/saude-sem-fakenews-termos-de-uso.pdf

Então, todos atentos as notícias? Chagou o momento mão na massa!

Pesquisem notícias sobre o Coronavírus nas redes sociais e anotem para uso na próxima atividade.

No máximo duas notícias cada um. Dê 10 min para a pesquisa. Achou pouco, que nada! O que mais vai achar na internet são notícias sobre o Coronavírus, por isso devemos conferir se são verdadeiras.

Link para o www.google.com.br.

– Pesquisaram? Muitas notícias!! Espero não terem roubado no tempo! Só observo!


– Com as notícias anotadas, chegou a vez de acessarem o site do Ministério da Saúde.
https://saude.gov.br/fakenews

Vamos testar o buscador de notícias falsas (Fake News) com o material pesquisado.

Escrevam no campo “Filtro por Título”, parte da notícia que recebeu pelo WhatsApp ou outras mídias sociais como Facebook e confira se ela é verdadeira ou falsa. Exemplo: Uso de Vitamina D para se prevenir do Coronavírus, digite e descubra se é verdade.

Conseguiram conferir se as notícias eram falsas ou não? Ficamos abismados com a quantidade de informação que são divulgadas de forma incorreta na internet, concordam?

Além desse site, temos outros que servem para conferir Fake News que são:

https://www.e-farsas.com/

https://www.boatos.org/

Vale a pena conferir! São opções que evitam a divulgação equivocada de informações e toda vez que receberem alguma notícia falsa, divulguem onde podemos nos certificar a veracidade delas.

E vamos que vamos! Só estamos esquentando e até o final seremos especialistas em detectar Fake News, o que acham? Detetives da Informação! Wow! E vamos para o passo 3.

Animados em se tornarem Detetives da Informação? Pois, se gostaram da ideia precisamos incentivar campanhas para acabar com a desinformação.

Vamos ajudar a divulgar a Campanha do Ministério da Saúde acessando o link abaixo. No portal aparecerá as peças ilustradas que aparecem ao lado. Solicitem que todos escolherem 1 item e postem em redes sociais (Facebook, WhatsApp, Instagram etc).

Incentivem os parentes e amigos a divulgarem só informações confiáveis.

https://www.saude.gov.br/campanhas/46452-coronavirus

Após ajudarem na campanha teremos um momento de lazer no próximo passo, esperamos que gostem!

Galera, parabéns por terem chegado até aqui! Se seguiram todos os passos anteriores, temos certeza que estarão aptos a serem Detetives da Informação. Agora o momento será de diversão!

Instalem o jogo Infecção no celular e percebam como um vírus é capaz de se espalhar. Para saberem como jogar, assistam o Tutorial com as dicas do Ricardo.

Após experimentarem o jogo, não deixem de acessar a última parte da atividade para avaliar os conhecimentos adquiridos. Afinal, como saberemos se vocês são ou não verdadeiros Detetives da Informação? Certifiquem-se!!!

E chegamos ao final! Agora saberemos quem são os verdadeiros Detetives da Informação. Testem seus conhecimentos.

A ideia deste jogo é fazer um Quiz para fixação das atividades realizadas. Todos poderão avaliar o nível de conhecimento através dos acertos durante a dinâmica.

Vale ressaltar que o jogo é de Portugal, então algumas perguntas relacionadas ao telefone de emergência e a denominação do Coronavírus são para o continente europeu.

Lembrando que o termo COVID-19 foi escolhido por ser de fácil pronúncia e não ter referência estigmatizante à China.

Ele é a união de CO, de corona; VI, de vírus; e D , de disease, palavra em inglês que significa doença. Já o 19 indica o ano em que surgiu: 2019. A transcrição oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca todas as letras maiúsculas. Já o vírus em si foi designado como SARS-CoV-2 pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus. (Fonte: Organização Mundial da Saúde).

Jogo: “Stop Contágio | Ideia com Histórias”


Tema: Evitar a Fake News sobre o Coronavírus

Eixo Organizador: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Objetivos esperados: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Recursos Digitais Necessários: Computador ou Celular ou Tablet
Recursos Analógicos Utilizados: Papel 40kg, canetinhas.

Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

Didática da Sequência



EnglishPortuguês