Sequência Didática – Memórias do Isolamento
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER NOS TEMPOS DE CORONAVÍRUS
Usando como base o e-book “Memórias 2020. Vai passar”, produzido por Danielle Pereira da papelaria “La Chica Paper”, criamos uma sequência didática que pode ser utilizada para qualquer nível da Educação Básica. Um momento crítico, pois, com o surgimento do Coronavírus (COVID-19) e a necessidade de isolamento por conta da pandemia, cada instante pode ser especial! Quais serão as lembranças que teremos desses dias de isolamento social? Como podemos possibilitar a construção de uma memória afetiva junto a nossa família?
Que tal produzirmos um Livro de Memórias? Quer saber como? Então vamos ao passo 1.
Comece aqui
CRONOGRAMA
Antes de iniciarmos o Livro de Memórias, precisamos nos organizar. Devemos anotar o que sentimos ao fazer cada atividade e para isso utilizaremos o Cronograma de Estudos. Faça a primeira Atividade e depois registre o progresso no Cronograma.
Vamos para a nossa primeira atividade para iniciarmos nosso Livro de Memórias.
ATIVIDADE 1 – PRAZER EM TE CONHECER
MOMENTO 1 – EU SOU ASSIM
Um bom livro sempre deve ter um bom autor e bons personagens. Quem melhor do que você para escrevê-lo? Conte um pouco sobre você (autor) e seus personagens (familiares). Convide a todos para descreverem a si mesmo. Cada um com sua folha, listem qualidades, defeitos, sonhos e todas as possíveis características que os identifiquem, mas não coloquem nome
MOMENTO 2 – QUEM SOU EU?
Agora recolha todas as folhas (não vale olhar!), embaralhe e peça que alguém escolha uma das anotações e leia para todos, que terão que desenhar a pessoa com base do que está escrito. Usem a imaginação! Ao final, fotografe cada personagem retratado nas folhas. Esses serão seus personagens do livro.
ATIVIDADE 2 – A MINHA FAMÍLIA
MOMENTO 1 – QUEM SOMOS?
Agora que já conhecemos o autor e os personagens do livro, vamos descrever sobre todos juntos. Sempre é bom falar de quem amamos.
MOMENTO 2 – VOCÊ É O REPÓRTER
Escolha alguém da família e faça uma entrevista para ser colocada no Livro de Memórias.
MOMENTO 3 – UMA RECEITA PARA CUIDAR DO OUTRO
Nada como uma boa receita para fazer parte de um Livro de Memórias.
ATIVIDADE 3 – BOAS LEMBRANÇAS
MOMENTO 1 – MOMENTOS ESPECIAIS
Você teve comemorações importantes com sua família durante esse período de isolamento social? Se sim, vai ser mais fácil ainda! Agora se não, o que está esperando? Crie momentos especiais com todos reunidos. Fotografe, faça desenhos, fotografe alguém com um desenho que fez do isolamento, fotografe quem estiver na cozinha ou na sala, no café, no almoço. Inventem seus momentos especiais!
MOMENTO 2 – A MINHA ESCOLA
Vamos fazer um cantinho especial para relembrar um pouco da escola.
MOMENTO 3 – MEUS AMIGOS
Ah! Os amigos! Como escrever um Livro de Memórias e não mencioná-los.
MOMENTO 4 – SEGURANÇA EM TEMPO DE ISOLAMENTO
Deixe registrado para seus amigos o que fez para se manter seguro em casa.
ATIVIDADE 4 – DIVERSÃO
MOMENTO 1 – CAÇA-PALAVRAS
Que tal colocarmos jogos em seu Livro de Memórias? O jogo ao mesmo tempo que diverte, também une as pessoas. Chame seus familiares ou faça videoconferência com seus amigos e jogue a distância.
MOMENTO 2 – JOGO DA VELHA
Imprima, recorte e jogue com seus familiares.
ATIVIDADE 5 – AVALIAÇÃO
MOMENTO 1 – AUTOAVALIAÇÃO
Para fechar seu Livro de Memórias, faça uma autoavaliação sobre tudo o que sentiu e vivenciou durante as atividades executadas com seus familiares e amigos. Deixe esses sentimentos descritos nesta Carta Especial para ser lida quando o isolamento acabar.
MOMENTO 2 – MENSAGENS PARA O MUNDO
Compartilhe nas redes sociais mensagens de motivação para todos que estão vivenciando este momento de isolamento.
Espero que tenha gostado de registrar seus momentos. Se quiser continuar, crie novas páginas em seu Livro de Memórias. Junto com seus familiares e amigos, recrie as Atividades e faça um novo Cronograma e divirtam-se!
Tema: Memórias do Isolamento
Eixo Organizador: Linguagens, Ciências.
Objetivos esperados: Entender a origem, formas de contágio, sintomas e prevenção da Covid-19.
Recursos Digitais Necessários: Computador ou Celular ou Tablet
Recursos Analógicos Utilizados: Papel 40kg, canetinhas.
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.