Sequência Didática – Letramento Digital e Formação continuada para os professores da Educação Infantil
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER
Comece aqui
Levantamento de dados.
Utilizando o recurso “Formulários Google” , elaborar um questionário para levantar dados que identifiquem as dificuldades apresentadas pelos docentes no que diz respeito ao acesso ou uso das Novas Tecnologias Digitais
Com base nessas informações promover conversas e debates durante um encontro para ouvir o que cada professor gostaria de aprender, aperfeiçoar ou compartilhar com o grupo.
Perguntas: Alguém sabe o que é tecnologia?
Definição
- teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (p.ex., indústria, ciência etc.).
Existe diferença entre tecnologia e novas tecnologias?E o que é a tecnologia digital?
- A tecnologia digital é um sistema discreto que se baseia em métodos de codificação e transmissão de dados de informação, que permitem resolver diversos problemas em um período de tempo relativamente curto.
Vamos assistir um pequeno vídeo que traduz muito a palavra tecnologia.
Então, podemos inferir que a tecnologia está em todos os espaços?
Vamos listar alguns tipos de tecnologias?
E onde podemos encontrar as tecnologias digitais?
Vocês acham fácil acessar, utilizar, tecnologias digitais? E o que vocês normalmente fazem utilizando as tecnologias digitais?
O que vocês gostariam de aprender ou de compartilhar sobre os conhecimentos digitais?
Na segunda etapa iniciaremos o trabalho com um grupo específico. Este grupo específico será composto por aqueles que ainda não são letrados digitalmente. Essa seleção será realizada a partir da roda de conversa da primeira etapa e tem como objetivo gerar um primeiro conhecimento, um letramento digital, onde os participantes irão aprender as noções básicas de informática. Essa etapa poderá se estender até três encontros.
O quarto encontro será realizado com todos os docentes participantes. Nesta fase dividiremos em duplas , mesclando os saberes e seus níveis de conhecimento. O objetivo desta etapa é que haja troca e mediação entre os pares. E que de forma mais natural possível , cada participante experimente crie e recrie situações de ensino aprendizagem para utilizarem em sua prática cotidiana. Essa etapa pode se prolongar em até dois encontros.
Realidade Virtual:
Depois de alguns encontros , novos aprendizados e muita troca, passaremos para a fase de criação. Nessa fase, as duplas vão colocar em prática alguns recursos aprendidos durante o período. O professor mediador ajudará as duplas na organização de um plano de aula , onde esses deverão utilizar alguma gamificação, produzida ou adaptada pela dupla . O professor mediador deverá auxiliar na escolha de atividades que contemplem os anos de escolaridade que cada dupla atua. Também, pode sugerir aplicativos de jogos educativos e o mais importante: provocar nas duplas inquietações sobre os objetivos propostos e a relação de suas criações, reflexão sobre o que essa aula pode produzir em seus alunos e o que realmente querem atingir.
Um dos objetivos dessa atividade é a utilização de criação de gamificação, mostrando como pode ser simples gamificar atividades e torná-las mais atrativas. Como sugestão temos os aplicativos Wordwall, Learning apps, Live worksheets, entre outros.
Na quinta e última etapa , cada dupla deverá gravar em casa um depoimento. A dupla combina quem vai gravar e quem vai dar seu depoimento, depois devem utilizar algum aplicativo de edição de vídeo ( sugerido nos encontros ou de sua preferência, inshot, cameringo, etc.) para fazer a edição do depoimento. E finalmente, faremos o encerramento com a apresentação dos vídeos com os depoimentos produzidos por cada dupla, dizendo o que esse período de aprendizagem produziu e agregou em si ou na dupla.
Recursos Digitais Necessários: Computadores, celulares, tablets
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.