
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: JOGOS ELETRÔNICOS/JUST DANCE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O 6º ANO
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER
Comece aqui
Leia a reportagem “Vida Saudável 2018:
Danças, Jogos e Brincadeiras” com seus colegas de turma e identifique como as brincadeiras de rua que têm perdido espaço para os jogos eletrônicos.

– O que vocês acharam da reportagem? Vocês concordam que os jogos eletrônicos estão tomando o lugar das danças, dos jogos e das brincadeiras de rua? Por quê?
– Após a leitura com seus amigos, discutam sobre o que vocês acharam do tema tratado na reportagem.
– Identifique de quais brincadeiras vocês costumam participar.
– Reflita sobre a sua relação e a de seus colegas com as brincadeiras de rua e com o tempo gasto com jogos eletrônicos;
– Porque, na opinião de vocês, as crianças brincam menos na rua e com outras crianças?
– Quem já experimentou dançar interagindo com vídeo game?
– Alguém já fez aulas de dança ou sabe dançar algum estilo?

– E então, pessoal, vamos praticar um pouco de dança usando jogos eletrônicos? Vocês conhecem o Just dance?
– Mas em primeiro lugar vocês precisam se organizar em grupos de acordo com a experiência com dança e por nível de vivência e prática com o jogo Just Dance.
– Após a divisão, cada grupo realizará uma pesquisa e, de acordo com suas experiências e vivências com o jogo e as danças, escolherá três músicas (uma música um pouca mais lenta, uma mediana e a outra rápida), que apresentam coreografias com graus de dificuldades diferentes de acordo com a velocidade.
– Prontos para começar? Chegou a hora!!!!

– Mas antes de começar a dançar com o Just dance, vocês vão se organizar em duplas de acordo a experiência e com o grau de dificuldade previamente identificado por vocês para reproduzirem a coreografia das músicas selecionadas pelos grupos.
– As duplas deverão fazer o revezamento e experimentar sua coreografia em três oportunidades. E cada aluno deverá anotar suas notas alcançadas de acordo com seu desempenho.
– E aí, como você se saiu com a coreografia? Gostou do seu resultado? Mas nada de desânimo!!! Você ainda pode melhorar!

– E aí, pessoal, vamos tentar mais uma vez? Agora, cada aluno irá escolher uma das músicas que vivenciou e dançá-la novamente para melhorar o próprio resultado. Mas nada de competição! Tente apenas curtir e aproveitar a dança com os seus colegas!

– Estamos quase no final. Agora você já se considera um Justdancer! Como você acha que se saiu nessa experiência? Como foi a sua evolução após as repetições da coreografia?
– Em uma roda de conversa final, vocês deverão refletir e responder as seguintes questões:
– O que você achou de participar desse jogo?
– Quem não tinha vivência ou tinha pouca vivência com dança, quais dificuldades encontrou para realizar as tarefas?
– Você acha possível se exercitar através dos jogos?
E então, pronto para uma nova experiência com a dança? Vamos mexer esse corpo e se exercitar enquanto se diverte?
Eixo Temático: Brincadeiras e jogos
