Menu fechado

Sequência Didática – História em quadrinhos

Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.

SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER PRODUZINDO TEXTOS

Comece aqui

1º momento: Caixa surpresa.

Como sugestão de atividade, o (a) professor (a) pode apresentar uma caixa surpresa com histórias em quadrinhos diversas (a turma da Mônica, Mafalda, super-heróis). Permita que os alunos abram a caixa e descubram as histórias. Estimule a leitura  das histórias em dupla ou individualmente.

2º momento: Leitura coletiva.

Proponha a leitura coletiva do quadrinho “Mari em… o vilão da cidade”. A leitura será feita pela turma, com o apoio do (a) professor (a).

Após a leitura da história, proponha uma roda de conversa e questione os alunos:

Qual momento da história vocês mais gostaram?
Qual recurso foi utilizado para as falas dos personagens?
Segundo a história, como podemos nos proteger do coronavírus?

3º momento: Produção inicial diagnóstica.

Solicite que cada aluno crie um novo quadrinho com os personagens da história “Mari em… o vilão da cidade”. A produção inicial será realizada sem intervenções do (a) professor (a).

1º momento: Vídeo no YouTube – Gênero textual – História em quadrinhos

A turma assistirá um vídeo explicando as características do gênero textual história em quadrinhos.

Vídeo: Gênero Textual – História em quadrinhos (7m29)

2º momento : Jogo “A liga da saúde” no PowerPoint.

Organize a turma em dois times para o jogo “A liga da saúde”. O time que acertar o maior número de respostas e chegar até o fim, ganha o jogo. O jogo tem o objetivo de facilitar o entendimento das características das histórias em quadrinhos.

1º momento: Brincadeira em grupo – desembaralhando os quadrinhos.

Organize a turma em grupos e entregue uma história em quadrinhos recortada para cada um. Cada grupo deverá desembaralhar os quadrinhos e organizar corretamente a sequência lógico-temporal da história. Oriente os alunos a localizar informações como personagens, falas, cenários e outros elementos presentes no texto.

2º momento: Tutorial em vídeo no YouTube explicando o passo a passo para criar o roteiro de uma história em quadrinhos.

A turma assistirá um vídeo com os passos para escrever um roteiro e criar uma história em quadrinhos.

Vídeo: Roteiro para criar história em quadrinhos (3m43)

3º momento: Elaboração de roteiro coletivo com a turma.

Proponha a escrita de um roteiro coletivo, a turma escreverá um roteiro para elaboração de histórias em quadrinhos com o apoio do (a) professor (a). Permita que os alunos pensem nos personagens, balões, falas, cenário e número de cenas. 

1º momento: Jogo “Qual é o balão?” no PowerPoint.

Organize a turma em grupos para o jogo “Qual é o balão?”. O jogo tem o objetivo de reconhecer o uso dos balões de fala.

2º momento:  Praticando a escrita.

Com o apoio do roteiro escrito anteriormente pela turma, proponha que cada aluno crie a sua história em quadrinhos.  Estimule os alunos a pensar nos personagens, balões, falas, cenário e número de cenas. 

3º momento: Jogo “Figura sonora”

Proponha que, em casa, os alunos joguem “Figura sonora” utilizando o computador ou smartphone próprio ou de terceiros. A pontuação de cada um poderá ser vista pelo (a) professor (a). O jogo tem o objetivo de relacionar o desenho a figura sonora correspondente.

1º momento: Revisando a escrita.

Após a produção individual das histórias em quadrinhos,  proponha que os alunos revisem o que produziram. Os alunos poderão corrigir possíveis erros e aprimorar suas histórias.

2º momento: Apresentação das histórias criadas pelos alunos.

Proponha que os alunos apresentem para a turma as histórias que criaram.

Tema: Gênero textual história em quadrinhos; leitura e escrita.

Eixo Temático: Produção de textos

Objetivos esperados: Apropriar-se da língua escrita como meio de expressão, interação e comunicação. Valorizar a leitura como forma de conhecimento e fruição. Ler diferentes textos identificando seus usos sociais/contextuais. Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio, fim).

Recursos Digitais Necessários: Computador, data show, smartphone, vídeos do YouTube e PowerPoint.
Recursos Analógicos Utilizados: Papel/caderno; Lápis; Lápis de cor.

Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

Didática da Sequência



EnglishPortuguês