Sequência Didática – História em quadrinhos
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER PRODUZINDO TEXTOS
Comece aqui
1º momento: Caixa surpresa com histórias em quadrinhos diversas (a turma da Mônica, Mafalda, super-heróis).
Permitir que os alunos abram a caixa e descubram as histórias. Os alunos irão manusear e ler as histórias em dupla ou individualmente.
2º momento: Leitura coletiva do quadrinho “Mari em… o vilão da cidade”.
A leitura será feita pela turma, com o apoio do (a) professor (a), utilizando o Data Show. Apresentação no PowerPoint disponível em:
Roda de conversa e levantamento de hipóteses:
Qual momento da história vocês mais gostaram?
Qual recurso foi utilizado para as falas dos personagens?
Segundo a história, como podemos nos proteger do coronavírus?
3º momento: Produção inicial diagnóstica.
Solicitar que o aluno crie um novo quadrinho com os personagens da história “Mari em… o vilão da cidade”. A produção inicial será realizada sem intervenções do (a) professor (a).
1º momento: Vídeo no YouTube – Gênero textual – História em quadrinhos
A turma assistirá um vídeo explicando as características do gênero textual história em quadrinhos. Vídeo disponível em:
2º momento : Jogo “A liga da saúde” no PowerPoint.
A turma será organizada em dois times, ganha quem acertar o maior número de respostas e chegar até o fim do jogo. O jogo tem o objetivo de facilitar o entendimento das características das histórias em quadrinhos.Jogo em PowerPoint disponível em:
1º momento: Brincadeira em grupo – desembaralhando os quadrinhos.
Organize a turma em grupos e entregue uma história em quadrinhos recortada para cada um. Cada grupo deverá desembaralhar os quadrinhos e organizar corretamente a sequência lógico-temporal da história. Oriente os alunos a localizar informações como personagens, falas, cenários e outros elementos presentes no texto.
2º momento: Tutorial em vídeo no YouTube explicando o passo a passo para criar o roteiro de uma história em quadrinhos.
Vídeo: Roteiro para criar história em quadrinhos (3m43)
3º momento: Elaboração de roteiro coletivo com a turma.
Com o apoio do (a) professor (a), a turma escreverá um roteiro para elaboração de histórias em quadrinhos. Os alunos pensarão nos personagens, balões, falas, cenário e número de cenas.
1º momento: Jogo “Qual é o balão?” no PowerPoint.
A turma será organizada em grupos. O jogo tem o objetivo de reconhecer o uso dos balões de fala. Jogo em PowerPoint disponível em:
2º momento: Praticando a escrita.
Com o apoio do roteiro escrito anteriormente pela turma, cada aluno criará a sua história em quadrinhos.
3º momento: Jogo “Figura sonora”
Os alunos jogarão o jogo em casa utilizando computador ou smartphone próprio ou de terceiros, a pontuação de cada um poderá ser vista pelo (a) professor (a). O jogo tem o objetivo de relacionar o desenho a figura sonora correspondente. Jogo disponível em:
1º momento: Revisando a escrita.
Após a produção individual das histórias em quadrinhos, os alunos serão orientados a revisar o que produziram. Os alunos poderão corrigir possíveis erros e aprimorar suas histórias.
2º momento: Apresentação das histórias criadas pelos alunos.
Tema: Gênero textual história em quadrinhos; leitura e escrita.
Eixo Temático: Produção de textos
Objetivos esperados: Apropriar-se da língua escrita como meio de expressão, interação e comunicação. Valorizar a leitura como forma de conhecimento e fruição. Ler diferentes textos identificando seus usos sociais/contextuais. Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio,fim).
Recursos Digitais Necessários: Computador, data show, smartphone, vídeos do YouTube e PowerPoint.
Recursos Analógicos Utilizados: Papel/caderno; Lápis; Lápis de cor.
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.