Menu fechado

SD – Fontes de Produção de Energia

Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.

SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER

Comece aqui

Tomada de Consciência

O professor propõe uma situação problema objetivando instigar os alunos em relação ao tema, partindo de situações significativas para a realidade discente.

Construção de um mural no padlet contando uma sensação que vivenciou por falta da energia elétrica em algum lugar que estavam

A partir daí, mantém-se um debate com as seguintes possíveis questões:

Onde a energia elétrica está presente em nossas casas?

Quais os aparelhos que utilizam energia elétrica?

De onde vem a energia elétrica presente em nossos lares?

Quais os processos de geração de energia?

Realização de um jogo de perguntas e respostas para colher informações sobre o tema.

Apresentação de um vídeo para que os alunos possam entender as diferentes fontes de energia elétrica:

Testando os conhecimentos prévios dos alunos

Separar a turma em grupos e sugerir trabalhos de pesquisas na internet sobre as diferentes fontes de energias mais utilizadas no Brasil e seus impactos ao meio ambiente.

Levar o aluno a entender como um gerador funciona:

Como funciona a energia eólica:

Como uma usina hidrelétrica funciona:

Como energia solar funciona:

Fazer com que o aluno se sinta motivado para apresentar alguns modelos de energia utilizando maquetes para exposições em sala de aula.

Após a pesquisa cada grupo criará perguntas e respostas através do word wall para aplicar na turma.

Usar a ferramenta do Google incentivando a pesquisa para buscar impactos positivos e negativos das fontes de energias elétricas.

Estimular que os alunos descrevam as características e os elementos desses impactos através de podcast para que haja consciência na utilização da energia em suas casas, comunidades ou escolas.

Orientar tecnicamente, caso necessário, a confecção do podcast, determinando em conjunto ou não, o tempo de duração e a forma de compartilhamento.

Avaliação (Desenvolver autoestima e autoconhecimento, levando o aluno a perceber o grau de seu aprendizado e mantê-lo motivado para os próximos).

Para registrar e aplicar o que foi estudado os alunos irão refazer o wordwall inicial

E responder o forms:

Recursos Digitais Necessários: Smartfones, tablets, internet, vídeos do youtube e aplicativos.

Recursos Analógicos Necessários: Lápis e caderno.

Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

Didática da Sequência



EnglishPortuguês