SD – Fontes de Produção de Energia
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER
Comece aqui
Tomada de Consciência
O professor propõe uma situação problema objetivando instigar os alunos em relação ao tema, partindo de situações significativas para a realidade discente.
Construção de um mural no padlet contando uma sensação que vivenciou por falta da energia elétrica em algum lugar que estavam
A partir daí, mantém-se um debate com as seguintes possíveis questões:
Onde a energia elétrica está presente em nossas casas?
Quais os aparelhos que utilizam energia elétrica?
De onde vem a energia elétrica presente em nossos lares?
Quais os processos de geração de energia?
Realização de um jogo de perguntas e respostas para colher informações sobre o tema.
Apresentação de um vídeo para que os alunos possam entender as diferentes fontes de energia elétrica:
Testando os conhecimentos prévios dos alunos
Separar a turma em grupos e sugerir trabalhos de pesquisas na internet sobre as diferentes fontes de energias mais utilizadas no Brasil e seus impactos ao meio ambiente.
Levar o aluno a entender como um gerador funciona:
Como funciona a energia eólica:
Como uma usina hidrelétrica funciona:
Como energia solar funciona:
Fazer com que o aluno se sinta motivado para apresentar alguns modelos de energia utilizando maquetes para exposições em sala de aula.
Após a pesquisa cada grupo criará perguntas e respostas através do word wall para aplicar na turma.
Usar a ferramenta do Google incentivando a pesquisa para buscar impactos positivos e negativos das fontes de energias elétricas.
Estimular que os alunos descrevam as características e os elementos desses impactos através de podcast para que haja consciência na utilização da energia em suas casas, comunidades ou escolas.
Orientar tecnicamente, caso necessário, a confecção do podcast, determinando em conjunto ou não, o tempo de duração e a forma de compartilhamento.
Avaliação (Desenvolver autoestima e autoconhecimento, levando o aluno a perceber o grau de seu aprendizado e mantê-lo motivado para os próximos).
Para registrar e aplicar o que foi estudado os alunos irão refazer o wordwall inicial
E responder o forms:
Recursos Digitais Necessários: Smartfones, tablets, internet, vídeos do youtube e aplicativos.
Recursos Analógicos Necessários: Lápis e caderno.
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.