Menu fechado

Sequência Didática – FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS(6º ANO)

Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.


SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER

Comece aqui

OBJETIVOS:

  • Reconhecer figuras geométricas planas através  do Tangram;
  • Comparar,identificar e nomeá-las;
  • Construir figuras através das peças do Tangram.

TOMADA DE CONSCIÊNCIA:  

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – A LENDA DO TANGRAM

MEDIAÇÃO: O Mediador  distribuirá e lerá a história  ou pedirá que um ou dois alunos leiam-na para que haja interação.

A partir da história seriam propostas algumas perguntas a turma:

1) Vocês saberiam quais são as figuras existentes no Tangram?

2) Vocês conseguiriam identificar as figuras que compõe o Tangram na sala de aula?

3) Se persistir a dificuldade em observar quais são as figuras,o mediador pedirá para que faça o recorte na linha que separa cada figura.

3)ATIVIDADE SIGNIFICATIVA

1) A atividade proposta será individual e será dado um Tangram a cada aluno;

2) O aluno,depois de recortá-lo,deverá escrever as características e o nome de cada figura que compõe o Tangram;

3) Serão dados,pelo mediador, 5 desenhos formados pelo Tangram que cada aluno deverá montar e dizer o nome de cada figura montada;

4)Durante o desenvolvimento da atividade,a mediação observará e intervirá no que for importante para o aprendizado do aluno.

ATIVIDADE LÚDICA-  Montando um livro

Montar uma história de 15 linhas baseada nas 5 figuras da ATIVIDADE SIGNIFICATIVA que foram trazidas pelo mediador. Para isso, a turma será disposta em dupla para que um amigo possa ajudar o outro.

Orientar,quando necessário,cada dupla nas realização de sua tarefa.

Depois de todos os textos montados,será feito um livro com cada história contada pela dupla de alunos para que fique registrado na escola.

MÃO NA MASSA – CONSTRUINDO UM TANGRAM

 O mediador irá fornecer a cada aluno um quadrado de cartolina de 20 cm de lado e mediá-los na construção do tangram.Para isso, utilizaremos: cartolina,caneta e tesoura.

Deseja-se ,aqui,fixar o conteúdo proposto anteriormente através da atividade proposta.

Faremos o seguinte:

•  Dobrar o quadrado em uma de suas diagonais.

• Em seguida,  recortar a cartolina na linha marcada pela dobra, obtendo dois triângulos. Um deles deve ser reservado.

• O outro triângulo deve ser dobrado ao meio, unindo os dois vértices que formam o maior lado. Depois de vincar o papel, devem recortar na marca da dobra, obtendo, então, os dois triângulos grandes do quebra-cabeça. Peça aos alunos que escrevam “triângulo grande” em cada uma das duas peças e as reservem.

• O triângulo maior que foi deixado de lado será agora utilizado para a construção das outras peças.

• Peça aos alunos que marquem o ponto médio do maior lado desse triângulo, unindo os dois vértices que formam esse lado. Atenção: eles devem apenas marcar o ponto, e não fazer a dobra completa como foi feito no triângulo anterior.

• Em seguida, devem unir o vértice do ângulo reto ao ponto marcado na etapa anterior, dobrando completamente a cartolina, obtendo um triângulo que deve ser recortado. Peça aos alunos que que escrevam “triângulo médio” nessa peça, que deve ser reservada com os dois triângulos grandes produzidos anteriormente.

 • O pedaço de cartolina restante, um trapézio, será utilizado para a confecção das 4 últimas peças.

 • Unindo os dois vértices que formam o maior lado, os alunos devem fazer uma dobra a fim de obter dois trapézios iguais. Um deles deve ser reservado.

• No outro trapézio, primeiramente devem marcar o ponto médio do lado maior, unindo as extremidades desse lado. Em seguida, unir o vértice do ângulo reto da base menor ao ponto médio determinado. Após fazer o vinco, os alunos devem recortar essa dobra, obtendo duas peças: um triângulo pequeno e um paralelogramo, nos quais devem escrever o nome das figuras identificadas, pois obtiveram mais duas peças do quebra- -cabeça.

• No trapézio reservado, os alunos devem unir os dois vértices da base maior e fazer a dobra. Cortando nessa dobra, serão obtidas as últimas peças: o quadrado e o segundo triângulo pequeno, que também devem ser identificadas.

RESSIGNIFICANDO O APRENDIZADO –  JOGANDO TANGRAM

  • Aqui seria proposto um jogo e, para isso,o mediador disponibilizaria sua internet para que os alunos baixem o aplicativo TANGRAM KING no play store.
  • Uma vez baixado, não é necessário que se tenha internet para jogá-lo.
  • Através desse aplicativo, os alunos estarão colocando em prática tudo que aprenderam sobre figuras geométricas utilizando Tangram.
  • Como são 4 níveis, cada aluno jogará 2 jogos de cada nível. Poderá ser individual, se TODOS os alunos tiverem celular ou será feito em dupla/trio de maneira que todos possam jogar.

Tema: Divulgação Científica

Recursos Digitais Necessários:
Recursos Analógicos Utilizados: Papel/caderno, lápis e calculadora.

Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

Didática da Sequência

Compartilhe abaixo suas opiniões sobre as atividades propostas nesta pasta:


Wise Chat
Anonymous399
Eu amei as atividades, parabéns. Meus alunos estão amando
Anonymous408
Incrível, super elaboradas, irei usar com meus alunos.
Anonymous408
Gostei do manual também. Assim conseguirei fazer as minhas. Só o Powerpointer que é um pouco pesado. Mas é bem legal.
Anonymous399
As atividades, estão muito bem elaboradas. Vi que podemos imprimir também para poder dar ao aluno que não tem internet. Eu queria saber como eu poderia falar com a professora que elaborou?
Anonymous477
Como está no finalzinho, não tive como usar todas as atividades com meus alunos. Mas a proposta é muito boa. Seria legal que tivesse mais conteúdo. Os alunos gostaram, principalmente os jogos que disputaram entre eles mesmos.
Anonymous477
Ano que vem irei trabalhar com esse material completo
Jussara
Bom dia, hoje vim dar um retorno da análise desse material. Na semana retrasada consegui utilizar com os meus alunos. Confesso que quando vi tinha achando um pouco grande . Mas conforme fui passando as atividades para eles , eles após terminar pediam outra. Então vi que os alunos foram gostando. Os jogos são maravilhosos. Realmente estimula os alunos do ensino médio.
Jussara
Como são maiores , achei que não iam gostar. Mas foi o contrário deu um gás bem legal.
Jussara
A cada atividade. Pediam outra. As correções são fantásticas , ano que vem irei usar com os meus alunos do ensino fundamental. E o que achei super bacana . Foi o fato de poder fazer a minha própria atividade. Que tentarei ano que vem . Atrás do material que nos ensina a fazer . O material de conteúdo achei incrível, pois é muito didático.
Jussara
Só acho que tem um problema . Ter apenas um conteúdo. Seria legal para nós que trabalhando no ensino médio e precisamos retornar muitos conteúdos. Os alunos chegam para nós, com uma deficiência muito grande em vários conteúdos. E se conseguíssemos ter um espaço para pegarmos esse material completo seria perfeito.
Jussara
E pensar de uma manteiga que nós possamos analisar a dúvida do aluno e utilizar a sequência de uma maneira que eu possa direcionar onde ele está pior para estudar ,facilita muito. Parabéns irei indicar para mais amigos que trabalham comigo .
Eliane
Eu gostei, utilizei apenas uma parte da sequência, não deu para utilizar toda. Os alunos gostaram posso dizer que dos 32 alunos que tenho, 25 participaram dos jogos, os outros não conseguiram pois não tinham internet e isso é um problema caso o aluno não tenho nenhum tipo de acesso. Vi que podia entregar impresso mas com a pandemia não pode. Também irei utilizar no ano que vem.
Eliane
Se puder colocar mais conteúdo como a Jussara colocou seria ótimo.
Anonymous15475
Atividade bem dinâmica e criativa .Gostei Muito !
Anonymous33253
Não encontrei sequência didÁtica para artes visuais.
Customize



EnglishPortuguês