Sequência Didática – FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS(6º ANO)
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER
Comece aqui
OBJETIVOS:
- Reconhecer figuras geométricas planas através do Tangram;
- Comparar,identificar e nomeá-las;
- Construir figuras através das peças do Tangram.
TOMADA DE CONSCIÊNCIA:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – A LENDA DO TANGRAM
MEDIAÇÃO: O Mediador distribuirá e lerá a história ou pedirá que um ou dois alunos leiam-na para que haja interação.
A partir da história seriam propostas algumas perguntas a turma:
1) Vocês saberiam quais são as figuras existentes no Tangram?
2) Vocês conseguiriam identificar as figuras que compõe o Tangram na sala de aula?
3) Se persistir a dificuldade em observar quais são as figuras,o mediador pedirá para que faça o recorte na linha que separa cada figura.
3)ATIVIDADE SIGNIFICATIVA
1) A atividade proposta será individual e será dado um Tangram a cada aluno;
2) O aluno,depois de recortá-lo,deverá escrever as características e o nome de cada figura que compõe o Tangram;
3) Serão dados,pelo mediador, 5 desenhos formados pelo Tangram que cada aluno deverá montar e dizer o nome de cada figura montada;
4)Durante o desenvolvimento da atividade,a mediação observará e intervirá no que for importante para o aprendizado do aluno.
ATIVIDADE LÚDICA- Montando um livro
Montar uma história de 15 linhas baseada nas 5 figuras da ATIVIDADE SIGNIFICATIVA que foram trazidas pelo mediador. Para isso, a turma será disposta em dupla para que um amigo possa ajudar o outro.
Orientar,quando necessário,cada dupla nas realização de sua tarefa.
Depois de todos os textos montados,será feito um livro com cada história contada pela dupla de alunos para que fique registrado na escola.
MÃO NA MASSA – CONSTRUINDO UM TANGRAM
O mediador irá fornecer a cada aluno um quadrado de cartolina de 20 cm de lado e mediá-los na construção do tangram.Para isso, utilizaremos: cartolina,caneta e tesoura.
Deseja-se ,aqui,fixar o conteúdo proposto anteriormente através da atividade proposta.
Faremos o seguinte:
• Dobrar o quadrado em uma de suas diagonais.
• Em seguida, recortar a cartolina na linha marcada pela dobra, obtendo dois triângulos. Um deles deve ser reservado.
• O outro triângulo deve ser dobrado ao meio, unindo os dois vértices que formam o maior lado. Depois de vincar o papel, devem recortar na marca da dobra, obtendo, então, os dois triângulos grandes do quebra-cabeça. Peça aos alunos que escrevam “triângulo grande” em cada uma das duas peças e as reservem.
• O triângulo maior que foi deixado de lado será agora utilizado para a construção das outras peças.
• Peça aos alunos que marquem o ponto médio do maior lado desse triângulo, unindo os dois vértices que formam esse lado. Atenção: eles devem apenas marcar o ponto, e não fazer a dobra completa como foi feito no triângulo anterior.
• Em seguida, devem unir o vértice do ângulo reto ao ponto marcado na etapa anterior, dobrando completamente a cartolina, obtendo um triângulo que deve ser recortado. Peça aos alunos que que escrevam “triângulo médio” nessa peça, que deve ser reservada com os dois triângulos grandes produzidos anteriormente.
• O pedaço de cartolina restante, um trapézio, será utilizado para a confecção das 4 últimas peças.
• Unindo os dois vértices que formam o maior lado, os alunos devem fazer uma dobra a fim de obter dois trapézios iguais. Um deles deve ser reservado.
• No outro trapézio, primeiramente devem marcar o ponto médio do lado maior, unindo as extremidades desse lado. Em seguida, unir o vértice do ângulo reto da base menor ao ponto médio determinado. Após fazer o vinco, os alunos devem recortar essa dobra, obtendo duas peças: um triângulo pequeno e um paralelogramo, nos quais devem escrever o nome das figuras identificadas, pois obtiveram mais duas peças do quebra- -cabeça.
• No trapézio reservado, os alunos devem unir os dois vértices da base maior e fazer a dobra. Cortando nessa dobra, serão obtidas as últimas peças: o quadrado e o segundo triângulo pequeno, que também devem ser identificadas.
RESSIGNIFICANDO O APRENDIZADO – JOGANDO TANGRAM
- Aqui seria proposto um jogo e, para isso,o mediador disponibilizaria sua internet para que os alunos baixem o aplicativo TANGRAM KING no play store.
- Uma vez baixado, não é necessário que se tenha internet para jogá-lo.
- Através desse aplicativo, os alunos estarão colocando em prática tudo que aprenderam sobre figuras geométricas utilizando Tangram.
- Como são 4 níveis, cada aluno jogará 2 jogos de cada nível. Poderá ser individual, se TODOS os alunos tiverem celular ou será feito em dupla/trio de maneira que todos possam jogar.
Tema: Divulgação Científica
Recursos Digitais Necessários:
Recursos Analógicos Utilizados: Papel/caderno, lápis e calculadora.
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.