Sequência Didática – Energia Solar
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER
Comece aqui
Conversa informal com as crianças para saber o que eles já sabem sobre o assunto.
● Perguntas sugeridas:
Alguém sabe o que é energia?
● Como fazemos para obter energia?
● De onde vem a energia?
Depois de ouvir e anotar as ideias que as crianças apresentaram sobre o tema assistiremos um pequeno vídeo que fala um pouco de energia de modo geral, que foi escolhido pela forma simples de abordar o tema e por ser bastante colorido, o que geralmente chama a atenção das crianças.
● Em seguida assistiremos o vídeo “O que é energia?”, perguntar às crianças:
● E aí, o que vocês acharam do vídeo?
● Era dessa forma que vocês achavam que era a energia?
Agora vamos conhecer um pouco mais sobre um tipo de energia que faz uma mágica e se transforma. Sabem de qual energia e u estou falando? Da energia solar!
● Alguém aqui sabe o que é energia solar?
● E que mágica é essa que a energia solar faz?
● Vamos assistir um vídeo para ficarmos mais por dentro de como acontece essa mágica?
● Então, vocês viram como a mágica acontece?
● E essa é uma mágica fácil ou difícil de fazer?
● Quem começa a fazer mágica? R: O sol
● Então, que tal irmos lá fora para observarmos o sol?
● Convidá-los a irem até o pátio para olhar o tempo e observar se há sol aparente ou não e a partir das respostas dadas por eles trazer de acordo com o vídeo sobre energia solar indagações sobre , por exemplo :
● É possível produzir energia solar mesmo quando não conseguimos ver o sol, em dias nublados?
● Indagar sobre qual lugar mais apropriado para se colocar placas solares (lugares altos ou lugares baixos), por quê?
● Perguntar se alguém tem placas solares instaladas em casa, se já viram em alguma casa, etc… Pedir para que observem bastante porque vamos voltar para a sala e realizar algumas experiências lúdicas referentes a esse assunto.
Vamos lá?
Voltar para a sala e dividir a turma em pequenos grupos para jogarem a Trilha do Sol (que terá as perguntas adaptadas para alunos de 6 anos da Educação Infantil), um jogo do Word Wall ( criado por mim) e outros grupos irão desenhar sobre o que viram nos vídeos ou sobre a parte que mais gostaram de aprender sobre o tema estudado.
● Quem é o principal responsável pela produção de energia solar?
● O vento também pode produzir energia?
● Qual é o nome do aparelho responsável por transformar a energia solar em energia elétrica?
● As placas solares podem ser utilizadas também em prédios de apartamentos?
Enquanto um grupo está jogando a Trilha do Sol ( no computador), outro grupo estará jogando “Como a mágica acontece”, criado através do word wall, onde com a mediação do professor o aluno arrasta e solta a figura de acordo com sua definição correta.
E, por último, um outro grupo realiza desenhos, tentativas de escrita ou qualquer outra forma de expressão utilizando papel, tintas e lápis de cores para registrarem o que tiverem vontade de acordo com tudo que viram até aqui sobre Energia e Energia Solar. Os grupos farão rodízios (rotação por estações), até que todos tenham participado das três atividades.
Avaliação
A avaliação será realizada durante toda a aula, levando em consideração as respostas dadas pelos alunos, desenhos feitos , perguntas feitas por eles e ao decorrer do período de acordo com o feedback deles.
Recursos Digitais Necessários: Televisão, HD externo, computadores
Recursos Analógicos Necessários: Lápis de cor, papel , tinta
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.