Sequência Digital – Energia Nuclear
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER
Comece aqui
Mentimeter:
Para um acolhimento inicial e também conhecer a percepção sobre o tema, vamos realizar uma chuva de palavras através do mentimeter
A chuva de palavras deverá ser criada em:
Responda aqui:
Com essa atividade vamos ter base do conhecimento que os alunos nos trazem para trabalhar a mediação nas palavras mais citadas dos conhecimentos prévios.
Mediação com debate e perguntas provocativas:
● Qual a importância da energia nuclear?
(Nessa pergunta podemos abrir a discussão sobre a importância energética, sobre questões ambientais, sua utilização na saúde, meios de transporte…)
● O que você entende por energia nuclear?
(Já aqui podemos trabalhar a questão do que é a energia nuclear, sua formação e composição química, tratar sobre questões como do que é feita e onde encontramos a matéria prima.)
● Quais os pontos positivos e negativos da energia nuclear?
(Podemos concatenar com as principais importâncias já citadas e falar um pouco sobre pontos negativos como acidentes e construções de armas nucleares. )
(O Mentimeter é uma plataforma que possibilita a criação de apresentações de forma criativa. Segue o link do tutorial:)
Opção para falta de internet:
Para um acolhimento inicial e também conhecer a percepção sobre o tema, vamos realizar uma chuva de palavras através de nosso mural da energia nuclear. Nesta etapa serão distribuídos adesivos autocolantes a todos os alunos que em uma ou duas palavras, vão escrever aquele conhecimento que trás ou mesmo dúvidas e inquietações sobre o tema estudado. Os adesivos serão colados no mural para início do debate com mediação do professor.
● Qual a importância da energia nuclear?
(Nessa pergunta podemos abrir a discussão sobre a importância energética, sobre questões ambientais, sua utilização na saúde, meios de transporte…)
● O que você entende por energia nuclear?
(Já aqui podemos trabalhar a questão do que é a energia nuclear, sua formação e composição química, tratar sobre questões como do que é feita e onde encontramos a matéria prima.)
● Quais os pontos positivos e negativos da energia nuclear?
(Podemos concatenar com as principais importâncias já citadas e falar um pouco sobre pontos negativos como acidentes e construções de armas nucleares. )
Video:
Nesta etapa, serão apresentados dois vídeos: sendo o primeiro, vamos conhecer as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear como fonte de energia elétrica e o segundo é uma explicação do engenheiro mecânico superintendente de Angra 1. O propósito dos vídeos é informativo, com objetivo de aumentar o conhecimento sobre o tema e divulgar a utilização e produção da energia nuclear no Brasil.
Mediação com debate
Voltar ao primeiro momento de mediação com os alunos, onde vieram com um conhecimento e debater com o novo conhecimento adquirido antes de passar para a próxima etapa.
(Aqui após os conhecimentos levantados da primeira etapa de nossa SD, e do novo conhecimento adquirido com os vídeos assistido podemos novamente em uma roda de conversas levantar as questões já citadas sanando dúvidas e conceitos não entendidos, para assim concluirmos a construção final desta etapa de desenvolvimento.)
Criação de um mural com os prós e contras da utilização da energia nuclear, para isso a turma será dividida em dois grupos onde um grupo será responsável pelos prós e o outro pelo contra. Tudo será feito na plataforma Padlet:
(O Padlet é uma ferramenta virtual que nos permite a criação de um mural virtual dinâmico e interativo, sendo o seu objetivo a criação de mural interativo simultaneamente pelos alunos)
Opção para falta de internet:
O mural eletrónico é uma opção de recurso, mais se faltar internet não será problema, Podemos construir um mural com cartolina e desenhando e utilizando a criatividade dos alunos, para isso vamos precisar apenas de cartolina, lápis de cor e canetinhas, e assim como no mural virtual, um grupo vai desenhar os benefícios e o outro grupo os problemas, para assim todos juntos analisarem o que prevalece.
JOGO: Trilha – Energia Nuclear
A turma será dividida em 4 grupos de acordo com o número de alunos para jogar o jogo Trilha: Energia Nuclear:
(Nesse momento vamos aproveitar a gamificação para reforçar o conhecimento adquirido. Onde no jogo de perguntas e respostas de forma lúdica estaremos respondendo perguntas sobre o assunto estudado. )
Mediação entre grupos:
Durante o jogo o papel do professor será de mediador dos grupos, onde irá caminhar e auxiliar nos debates internos de cada grupo para a evolução da atividade.
(Nesta etapa de gamificação, o papel do professor é ensinar a utilizar o game, e estimular que os alunos debatam entre si as questões do game para chegarem ao final da trilha de conhecimentos.)
AVALIAÇÃO
Cada aluno irá jogar na plataforma do WordWall um jogo de forma individual de perguntas e respostas com finalidade de avaliar o conhecimento adquirido, disponível em:
Recursos Digitais Necessários:
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.