Sequência Didática – Energia: Fontes, Tipos e suas Transformações
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER NOS TEMPOS DE CORONAVÍRUS
Infográfico mostrando o desenvolvimento do tema abordado
Comece aqui
Acolhimento
Realização de um jogo de perguntas sobre o conhecimento prévio através do WordWall
Clique no link a seguir: https://wordwall.net/play/5244/689/4085
Desenvolvimento
Apresentação de vídeos sobre Fontes de Energia:
Vídeo 1: O que é Energia (3,44 min.)
Revisão Vídeo 1: https://wordwall.net/play/5238/591/978
Vídeo 2: Energia Renovável (3,21 min.)
Vídeo 3: Energia não Renovável (3,01 min.)
Revisão dos Vídeos 2: e 3: https://wordwall.net/play/5674/144/555
Vídeo 4: Transformações de energia em casa (3,04 min.)
Revisão Vídeo 4: https://wordwall.net/play/7274/481/108
Após o término dos vídeos, veja o próximo passo.
Avaliação Significativa e Conclusões
Trilha do Sol
Descrição: Trilha do Sol é um tabuleiro digital. Os jogadores devem responder uma pergunta, focada na energia solar, ao acertar podem girar o dado e andar no tabuleiro. O jogo também contêm um modo de edição das perguntas/respostas.
Requisitos mínimos do sistema:
Sistema Operacional: 64-bit Windows 7, Windows 8.1, Windows 10
Processador: Intel Dual Core ou equivalente
Memória: 2 GB de RAM
Placa de vídeo: Intel HD 4000 ou equivalente
Armazenamento: 200 MB de espaço disponível
Link para download do jogo para computador: Trilha do Sol – Download
Link para download do tutorial de instalação: Trilha do Sol: Tutorial – Download
Link para assistir o vídeo no YouTube: Trilha do Sol – Assistir no Youtube
Link da página do jogo na Proximal: Trilha do Sol – Proximal (unicarioca.edu.br)
Tema: Energia: Fontes, Tipos e suas Transformações
Eixo Organizador: Ciências da Natureza
Objetivos esperados: Elaborar, através da prática cotidiana, e do uso de metodologias ativas, estratégias para melhorar o processo ensino / aprendizagem diante do quadro de desatenção, dispersão e falta de compromisso de estudantes com distorção idade/série. Fomentar no estudante, competências e habilidades para se tornar replicador das informações adquiridas. Unir a tecnologia digital às metodologias de cunho investigativo, proposto na atual BNCC, em um formato lúdico e significativo da aprendizagem para o ensino de ciências, particularmente nas fontes de geração de energia elétrica.
Recursos Digitais Necessários: Smartphone, Vídeos do YouTube e Aplicativos
Recursos Analógicos Utilizados: Papel/caderno e Lápis.
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.