
SD – Energia Eólica
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER
Comece aqui
Tomada de Consciência (Apresentação do tema e dos caminhos que serão percorridos para essa nova aprendizagem)
1- Experimentos – usar um secador, aumentar suas velocidades simulando a força do vento.
2- Montar ou levar pronto o moinho de vento demonstrado no link:
3- Perguntas provocativas
MEDIAÇÃO:
● Iniciar propondo uma situação problema em sala trazendo um secador com diferentes velocidades, questionar o que é o vento? Quais suas principais características? O vento tem força? O mediador deve variar as velocidades do vento e perguntar aos alunos o que se pode concluir a partir disso?
● Construir ou apresentar o moinho de vento , que pode ser desenvolvido passo a passo com os alunos.
● Utilizar o copo anexado ao moinho de vento para colocar objetos de diferentes pesos. Testar a força de vento necessária para levantar os objetos, de forma progressiva. Nesta etapa se questionaria aos alunos: Como o vento faz a hélice rodar? O que faz com que o copo seja levantado? O que faz que objetos mais pesados sejam levantados
Nesta etapa deve-se buscar que o aluno tenha uma visão prática de como a energia cinética do vento pode se transformar em energia mecânica e finalmente, através de um gerador, em energia elétrica.
● A partir daí, mantém-se um debate com as seguintes possíveis questões (sempre atentamente às colocações e situações levadas pelos alunos – que podem ensejar diversas outras perguntas e aprendizados):
○ Como é possível transformar essa força em energia elétrica?
○ Temos vento o dia inteiro?
○ O vento é uma fonte de energia infinita?
○ Quais as fontes de energia que vocês conhecem?
○ A energia eólica é melhor do que as outras fontes de energia?
○ Caso não haja menção, pode ser comentado as vantagens e desvantagens de usar a Energia Eólica como fonte de energia.
1- Solicitar que a turma se divida em grupos
Solicitar uma pesquisa sobre como ocorre a produção de energia eólica.
Distribuir os temas com base nas observações feitas através do debate inicial
Solicitar que os resultados sejam apresentados através do Canva.
2- A partir da atividade anterior, cada grupo fará um vídeo curto no aplicativo TikTok, sobre o seu tema.
MEDIAÇÃO:
1
● Permitir autonomia para os grupos se dividirem
● Os temas serão distribuídos de acordo com as falas no debate inicial
● Perguntar aos grupos onde pensam em pesquisar, bem como orientá-los quanto à utilização de fontes de pesquisa confiáveis.
2
● Os vídeos serão produzidos com o tema delimitado para o grupo anteriormente, permitindo no formato a criatividade do grupo e os recursos disponíveis no TikTok. O tempo poderá ser delimitado entre 2-3 minutos.
● O mediador abrirá uma conta da turma, onde os vídeos serão divulgados, podendo a mesma conta ser usada para divulgação do estudo de outros tipos de energia e atividades propostas.
● Solicitar que os alunos fotografem ou filmem os “bastidores” das produções dos vídeos para a criação posterior de um portfólio.
A partir dos conhecimentos anteriores, os grupos e o mediador irão elaborar perguntas e respostas que serão aplicadas no “Jogo milionário” do Learning apps.
MEDIAÇÃO:
● A mediação irá propor aos grupos que elaborem perguntas e respostas no Learning apps. Considerando que esta atividade requer compreensão e organização dos aprendizados até aqui, bem como possibilita, de forma lúdica, uma verificação do processo de construção de conhecimentos.
● Durante o desenvolvimento da atividade a mediação observará e intervirá, quando necessário, avaliando as corretas informações das perguntas e respostas apresentadas.
● Os grupos irão compartilhar os jogos formulados baseados em seus temas e irão desafiar os outros grupos para jogar. O jogo pode ser exibido em um quadro interativo ou projeção, para que todos possam visualizar. Pode ser formulado um tipo de compensação a equipe que tiver mais pontos.
● Uma atividade competitiva de forma saudável pode motivar os alunos, tanto na formulação das perguntas, aprofundando o tema com a intenção de a outra equipe não acertar, como aos grupos desafiados precisam se concentrar nos temas apresentados pelos outros colegas para “ganhar o jogo”.
1- Com os conhecimentos fortalecidos sobre o tema, será apresentado meme/vídeo da Ex-Presidente Dilma Rousseff durante evento realizado pela ONU em 26.set.2015 sobre estoque de vento.
2- A turma será separada em dois grupos para debater o vídeo sugerido
3- O debate poderá ser gravado em forma de podcast.
MEDIAÇÃO
● Será apresentado um vídeo polémico que viralizou. Será explicado aos alunos que algumas pessoas acreditam que os conceitos ditos pela ex-presidente sobre energia eólica estão corretos, porém mal formulados. Já outros afirmam que os comentários sobre energia eólica não fazem sentido algum.
● Os grupos serão divididos em dois, um para defesa da fala apresentada, outro para contrapor.
● Os grupos serão divididos independente da opinião pessoal dos alunos, devendo os mesmos formular argumentos, com base em seus conhecimentos adquiridos sobre energia eólica, para sustentar o debate de acordo com o seu grupo.
● Estimular que os alunos descrevam as características e os elementos de um podcast
● Orientar tecnicamente, caso perceba necessário, a confecção do podcast, determinando em conjunto ou não, o tempo de duração e a forma de compartilhamento (plataforma, arquivo de áudio …)
Avaliação (Desenvolver autoestima e autoconhecimento, levando o aluno a perceber o grau de seu aprendizado e mantê-lo motivado para os próximos).
1- Usar a nuvem de palavras do Mentimeter, para descrever em uma palavra como foi o processo de aprendizagem.
2- Criação de um portfólio de todo o processo através da plataforma Padlet, utilizando a linha do tempo.
MEDIAÇÃO
● Incentivar que os estudantes expressem como foi o processo, quais aprendizagens construíram, quais foram as facilidades e as dificuldades, como foi trabalhar em grupo, se houve mudanças em como percebem a produção e o uso da energia eólica.
● Analisar todas as etapas realizadas através da linha do tempo, fazendo uma autoavaliação.
Eixo Temático: Brincadeiras e jogos
Recursos Digitais Necessários: ● Energia elétrica ● Tomadas em sala de aula funcionando ● Computador com boa configuração de desempenho ● Internet de boa qualidade ● Acesso à Plataforma YouTube ● Plataforma virtual de trabalho Padlet ● Canva ● Learningapps ● Plataforma para Podcast ● Tiktok ● Padlet
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

