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Sequência Digital – Educação Ambiental, Turismo e Sustentabilidade

Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.


SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER

Comece aqui

1º atividade:

Dividir a turma em grupos e apresentar um vídeo do YouTube sobre a cidade de Arraial do Cabo e suas potencialidades turísticas.

Poderá ser proposto algumas imagens da cidade de Arraial do Cabo nas épocas sazonais e mostrar a grande produção de resíduos sólidos que são gerados e descartados inapropriadamente nos morros, encostas e praias, depois que a cidade se tornou um local turístico com o título de capital brasileira de mergulho.

2º atividade :

Promover um debate entre os participantes no qual o mediador poderá estimular perguntas investigativas.

Qual são os principais atrativos turísticos da cidade?

Quais são os sérios problemas ambientais que a essa cidade vem enfrentando com essa demanda turística?

Que impactos negativos podem gerar na Cidade e no meio ambiente com a grande produção e despejo de resíduos sólidos descartados em lugares inapropriados na região?

Quem descarte esse lixo?

Através do padlet os participantes ou o mediador farão alguns registros dos problemas ambientais que a cidade vem enfrentando.

1º atividade:

Apresentar o tempo de decomposição do lixo:

Nessa etapa será disponibilizado vídeo

2º atividade:

Refletir sobre a questão dos resíduos sólidos deixados nas praias, morros e encostas.

Para onde vai o lixo descartados nos morros e nas praias?

O descarte inapropriado desses resíduos sólidos afeta o meio ambiente?

Como podemos conscientizá-los sobre os malefícios ao meio ambiente e ao Oceano?

Vídeo do YouTube sobre poluição dos oceanos.

3º atividade:

Os participantes serão levados a listar soluções que no dia a dia poderão fazer individualmente para sanar esses impactos negativos. Poderá ser registrado no canva.com para um ebook da turma.

1º atividade:

Mapear a área do morro da Praia do Forno, Porto dos Anjos e as encostas e as areias das Praias dos Anjos e Forno com Drones para observar os resíduos sólidos despejado pelos visitantes/nativos nessas áreas

2º atividade:

Esses resíduos serão recolhidos, selecionados, separados e classificados quanto ao tempo de decomposição no meio ambiente. Nessa etapa será trabalhado o tempo de decomposição dos resíduos sólidos encontrados nessas áreas mapeadas e será mostrado os impactos e consequências desses resíduos sobre o meio.

Os participantes, separados em grupos, farão a seleção dos resíduos encontrados e em seguida reforçarão através do jogo no learningApps.

3º atividade:

A falta de consciência da preservação ambiental afeta toda a paisagem, o solo, rochas e até mesmo a biodiversidade marinha, pois leva-se em consideração que todo esse lixo que não for recolhido poderá ser levado para dentro do oceano

Criação de slides para conscientizar que áreas de encostas e morros não passam caminhões de coleta e em áreas de difícil acesso a probabilidade desses resíduos serem parados dentro do oceano é grande.

1º atividade:

Uso de um aplicativo para ter acesso ao mapeando das áreas, explicando a importância da Preservação Ambiental para a preservação da própria espécie.

2º atividade:

Nessa etapa os participantes em roda de conversa avaliarão o uso do aplicativo e os seus benefícios para a conscientização de uma Educação Ambiental, preservando as potencialidades da Cidade em destaque e pensando num planejamento mais eficaz para permanência futura da contínua exploração da área.

3º atividade:

Os participantes responderão como estarão as praias e o oceano daqui a 10 anos se não houver uma conscientização sobre os atuais comportamentos da população local e dos que visitam à cidade quanto à Educação Ambiental e preservação do Meio Ambiente.

Recursos Digitais Necessários: Datashow; Smartphones e tablets; Internet; Chromecast; Drones.

Recursos Analógicos Necessários: Lápis; Folhas; Canetas.

Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

Didática da Sequência



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