Menu fechado


Sequência Didática – Coronavírus Nas Regiões Brasileiras

Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.



SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER NOS TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Comece aqui


Assista ao vídeo do Ministério da Saúde que explica os cuidados que você deve tomar em relação ao vírus.


Você sabe o que é Coronavírus e como evitá-lo?

Ouça o podcast ou leia o texto abaixo que explica o que é Coronavírus e como você pode prevenir o contágio.

Você já realizou alguma dessas medidas de prevenção? Converse com seus familiares e amigos a respeito do que você aprendeu até aqui. Você pode fazer a diferença na vida de alguém!

Analisando os mapas, você é capaz de identificar o estado e a região brasileira que tiveram o maior número de casos de Coronavírus no início da pandemia?

Clique no link abaixo e verifique o número atual de infectados pelo Coronavírus no Brasil.
Veja os números reais referentes ao seu estado e à sua região geográfica. Lembre-se das formas de prevenção ao vírus que já estudamos acima. Proteja-se e combata este inimigo invisível conosco.
Disponível em: https://covid.saude.gov.br/

Tenha bastante calma, pois a Matemática é uma ciência exata bem simples. Para começar, clique no link e assista à explicação virtual da professora Claudia. Em seguida, vamos fazer alguns exercícios juntos?


Agora que você já está sabendo tudo sobre Coronavírus, vamos jogar com o “Coronavírus nas Regiões Brasileiras” Divirta-se! Você pode jogar pelo computador pelo aplicativo Kahoot ou pelo celular Android.

Instruções Kahoot:
Os jogadores responderão cada um em seu celular.
1. Copiar o número do pin do jogo
2. Inserir o código no site do Kahoot. Link: https://kahoot.it/
3. Clicar em “enter” depois de inserir os números enviados
4. Por um nome para jogar onde se pede “nickname”.
5. Clicar em “ok! Go” (Quando todos os nomes estiverem no telão o responsável irá clicar em “start”)
6. Os jogadores clicarão na opção que creem que seja a correta
7. O responsável dá sequência ao jogo clicando em “next”



Tema: Coronavírus nas regiões brasileiras

Conteúdo: Regiões geográficas do Brasil, análise de gráficos e porcentagem através de proporcionalidade (regra de três).

Objetivos esperados: Ampliar os conhecimentos sobre a proposta de regionalização brasileira feita pelo IBGE a partir do século XX.
Propor a aprendizagem sobre porcentagem, conteúdo matemático de extrema importância para o uso na vida cotidiana.
Entender a origem, formas de contágio e prevenção do Covid-19.
A proposta desta sequência didática considera a realidade sócio-histórica e cultural, a partir da pandemia do Coronavírus, além da interdisciplinaridade, que engloba Geografia e Matemática, ciências que compõem os Parâmetros Curriculares Nacionais das escolas brasileiras de educação básica

Recursos Digitais Necessários: Computador com internet.
Recursos Analógicos Necessários: Folha de papel e lápis.

Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

Didática da Sequência



EnglishPortuguês