Menu fechado


Sequência Didática – Coronavírus -Formas de Prevenção e Proteção

Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.



SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER NOS TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Comece aqui



Tomada de consciência:

Como questão disparadora, o professor trará a reflexão sobre as ações negativas do Coronavírus no corpo humano, sintomas e a  importância no cuidado com a higiene pessoal e medidas preventivas contra a COVID-19.

Através do aplicativo Padlet o professor apresentará uma linha do tempo sobre a história do Coronavírus  no mural interativo. Os alunos deverão ler e comentar sobre as etapas da história do vírus no mural.

O professor irá convidar os alunos e famílias para acessar o sinalário COVID -19, contendo os principais sinais em LIBRAS e imagens relacionados ao tema.
O objetivo é que os alunos e familiares  associem e aprendam o vocabulário que será explorado durante a sequência didática.

Proteção contra COVID-19 a importância do uso de máscaras:

Em uma roda de conversa, com o objetivo de fazer um levantamento prévio do conhecimento dos alunos, o professor  apresentará o título da aula e dialogará com a turma  com base nas seguintes questões sugeridas:

  • Sintomas do Coronavírus:  Quais são os sintomas do coronavírus?
  • Uso correto de máscaras: Quais são as formas corretas de utilizar a máscara?
  • Distanciamento social:  Quais ações devemos ter para um correto distanciamento social?
  • Higiene pessoal e cuidados contra o Coronavírus:  Quais cuidados devemos ter para uma boa higiene e prevenção ao Coronavírus?

Aluno pesquisador:

Como proposta aos alunos e aos responsáveis, o professor solicitará a pesquisa de imagens que  estejam relacionadas aos temas debatidos. Para o registro da pesquisa, as imagens deverão ser postadas no grupo do whatsapp da turma.

O aluno junto com a família gravará um vídeo em LIBRAS explicando o porquê da escolha da imagem.
Após a seleção das imagens pesquisadas, o professor poderá  utilizá-las para construir o jogo Labirinto do Corona disponível no site Wordwall.

O objetivo do jogo é que o aluno  procure no labirinto, fazendo o uso de um avatar (personagem), as imagens que representam corretamente as seguintes questões:

Quais imagens representam os sintomas do Coronavírus?
Quais imagens representam o uso correto de máscaras?
Quais imagens representam o distanciamento social?
Quais imagens representam a higiene pessoal e cuidados contra o Coronavírus?
Qual a imagem do Coronavírus? 

Proteção contra COVID-19 a importância do uso de máscaras:

O professor trará a reflexão sobre o uso correto de máscaras de proteção que estão acontecendo na atualidade  e o quanto salvam a vida de muitas pessoas para proteger a saúde uns dos outros, além da importância dos hábitos de higiene e a manutenção da saúde como formas de prevenção ao Coronavírus . A proposta é que os alunos acessem o vídeo em libras “ Máscara: certo e errado formas de usar”


Com o objetivo de incitar a reflexão sobre a importância do uso de máscaras como forma de prevenção e colocar em prática as ações de prevenção contra a COVID-19, estimulando a participação da família neste processo, é proposto aos alunos   assistir através de um vídeo explicativo em Libras “Máscaras acessíveis: como fazer?”.


Como atividade significativa sugere-se que o professor  solicite aos alunos a confecção de máscaras acessíveis junto com a família e gravem o processo postando no grupo de Whatsapp da turma.
O professor solicitará a turma  e familiares que acessem o quiz máscara acessível   como forma de reflexão sobre o uso correto de máscaras acessíveis para pessoas surdas de forma a garantir acessibilidade, ainda que gravem a resposta em Libras sobre o tema abordado devendo ser postadas no grupo de whatsapp da turma .

Erros e Acertos na Prevenção ao Coronavírus:

Como forma de reflexão sobre o distanciamento social que é uma das formas de prevenção contra a COVID-19, o professor apresentará para a turma o jogo Corona erros, através da plataforma Jamboard,  cujo objetivo será  do aluno encontrar os erros que são cometidos no dia a dia que permitem a transmissão do Coronavírus.

Requerimentos necessários:
No computador 🖥️ Google Jamboard
No celular 📱 Aplicativo Google Jamboard

Através do aplicativo Padlet o professor apresentará  o tema distanciamento social e o significado de 1 metro e meio como distância segura como prevenção ao Coronavírus.

Com o objetivo de trazer uma das formas de prevenção contra a COVID-19 e a importância das Vacinas, o professor irá propor um debate levantando as seguintes questões:
Quem aqui já tomou vacinas?
Será que existe vacina contra todas as doenças?
O que vocês sabem sobre as vacinas?
Como as vacinas funcionam em nosso organismo?
Quais as principais vacinas que devem ser tomadas?

O professor solicitará que os alunos peguem suas carteirinhas de vacinação e postem fotos delas, ainda que observem os carimbos e a identificação das vacinas que eles tomaram.
Sugere-se que utilize o aplicativo Jamboard para mostrar aos alunos o Calendário de Vacinação, que indica todas as vacinas (e as idades correspondentes) que os brasileiros precisam acompanhar.
A proposta é que os alunos marquem no calendário de vacinação quais vacinas eles já tomaram.

Requerimentos necessários:
No computador 🖥️ Google Jamboard
No celular 📱 Aplicativo Google Jamboard

Para sistematizar a aprendizagem sobre a ação da vacina contra a COVID-19, o professor solicitará que os alunos acessem o jogo  Vacc –  Derrotando o Coronavírus.

Atividades lúdicas avaliativas:

Com o objetivo de testar os conhecimentos dos assuntos abordados nas aulas anteriores de uma forma lúdica e com acesso bilíngue é proposto aos alunos e familiares  o jogo Coronaquiz Bilingue construído no Power Point, um quiz  com perguntas e respostas em LIBRAS e Língua Portuguesa.

Requerimentos necessários:
No computador 🖥️ Microsoft Powerpoint   
No celular 📱 Aplicativo Microsoft PowerPoint

Com o objetivo de propor uma atividade avaliativa com o uso da tecnologia envolvendo o ensino de ciências para os anos Iniciais do Ensino Fundamental, corroborando para o processo de alfabetização científica no início da escolarização, embasado nos princípios norteadores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi construído um jogo de tabuleiro bilíngue que abordará questões referentes ao Coronavírus e as formas de prevenção, o objetivo é estimular a participação da família para a construção do conhecimento do vocabulário em Libras na disciplina de Ciências junto com a criança reforçando o que foi aprendido ao longo das aulas.

Requerimentos necessários:
No computador 🖥️ Microsoft Powerpoint   
No celular 📱 Aplicativo Microsoft PowerPoint



Sequência didática para as séries iniciais do ano do ensino fundamental.

Tema: Coronavírus – Formas de prevenção e proteção.
Tempo: 6 aulas

Objetivos esperados:
Compreender a importância do cuidado com o corpo e o ambiente para evitar doenças como a COVID-19.
Participar de discussões de caráter científico com colegas, professores, familiares e comunidade em geral.
Observar o mundo a sua volta e fazer perguntas.
Planejar e realizar atividades de campo (experimentos, observações, leituras, visitas, ambientes virtuais etc.)

Avaliar informação (validade, coerência e adequação ao problema formulado).
Elaborar explicações e/ou modelos.
Relatar informações de forma oral, escrita ou multimodal.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular:
(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos;
(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis;
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Recursos Digitais Necessários: Computador com internet.
Recursos Analógicos Necessários: Folha de papel e lápis.

Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

Didática da Sequência



EnglishPortuguês