Sequência Didática – Convivência
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER NOS TEMPOS DE CORONAVÍRUS
Comece aqui
Apresentação do Eixo Temático e tomada de consciência com diagnose
1ª Etapa Exploração do tema
Neste momento haverá uma preparação antes do vídeo. Será um momento de incentivar a curiosidade dos alunos. Será colocado dentro do envelope o título do vídeo, sendo que as letras estarão separadas. E a professora irá dizer que as letras formam o título do vídeo e deverão adivinhar qual é. A professora irá tirar letra por letra, sendo na sequência correta das letras, até juntar o título do vídeo. E depois a professora irá perguntar a respeito do título: Vocês acham que o vídeo vai falar do quê? O que significa ser nervosinho? Vocês conhecem alguma pessoa nervosinha? É legal ser nervosinho?
E depois a professora irá perguntar a respeito do título: Vocês acham que o vídeo vai falar do quê? O que significa ser nervosinho? Vocês conhecem alguma pessoa nervosinha? É legal ser nervosinho?
No final das perguntas, a professora a professora convidaria para ver se realmente o menino era nervoso a partir do vídeo: Vamos ver como é esse menino? Vamos ver se ele é nervosinho mesmo?
2º Etapa: Assistir o vídeo
3º Etapa: Perguntas a respeito do vídeo
Algumas sugestões de perguntas:
- Como era o comportamento do menino nervosinho?
- Porquê o menino tinha dificuldade de ter amigos?
- O que fez o menino mudar seu comportamento com os outros?
- No final do vídeo como termina a história?
- Você teria o mesmo comportamento dos outros colegas do menino nervosinho?
- Você já encontrou alguém como o menino nervosinho? Caso tenha encontrado, qual o sentimento que teve quando encontrou alguém assim? Qual o seu comportamento?
- Quais as características que o menino tinha?
- Quantas letras tem a palavra nervosinho? E quantas sílabas?
- No título do vídeo diz uma das características dele, na palavra nervosinho a letra s tem que o som de s?
- A letra s pode assumir outro som que não é o dele mesmo, como no caso do título. Quando ocorre isso vocês sabem que letra utilizar?
4º Etapa: Registro
Fazer um mural da convivência com as regras da turma através de desenhos e escrita. Seria a construção de combinados do que ajuda na convivência com os colegas e dos comportamentos que não ajudam.
ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS
1º Etapa: Leitura do Texto e Interpretação Textual
Texto 1– Os segredos da nossa Casa
Certo dia, uma mulher estava na cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou a cinza em cima do seu cão.
O cão queixou-se:
– A senhora, por favor, não me queime!
Ela ficou muito espantada: um cão a falar! Até parecia mentira…
Assustada, resolveu bater-lhe com o pau com que mexia a comida. Mas o pau também falou:
– O Cão não me fez mal. Não quero bater-lhe!
A senhora já não sabia o que fazer e resolveu contar às vizinhas o que se tinha passado com o cão e o pau.
Mas, quando ia sair de casa, a porta, com um ar zangado, avisou-a:
– Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos.
A senhora percebeu o conselho da porta. Pensou que tudo começara porque tratara mal o seu cão. Então pediu-lhe desculpa e repartiu o almoço com ele.
Comentário: é fundamental sabermos conviver uns com os outros, assegurar o respeito mútuo, embora, às vezes, seja difícil…
Fonte: GOMES, Aldônio (org). Eu conto, tu contas, ele conta…Estórias africanas, 1999.
2ª Etapa: Explicação e debate com a turma
O texto 1, “os segredos da casa” é um conto e uma de suas características principais é a narrativa. Nesse conto está presente o lugar, o tempo da ação. Além disso, apresenta o emprego do discurso direto, isso é, de falas. Isso é visto em relação a fala do cão e da porta (3º e 9º parágrafos). As falas das personagens que favorece para a realidade da cena, como se realmente ela tivesse acontecido.
Na fala do cão, há um apelo “A senhora, por favor, não me queime!” e da porta um conselho “Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos.”
Através desse conto é possível observar que o narrador está em terceira pessoa. Apresenta a cena e narra o que acontece nela como se estivesse de perto, olhando e falando o que vê.
No final do conto há um comentário falando da importância de sabermos conviver com outro, assegurar o respeito mútuo, apesar de ser difícil.
Neste conto além da possibilidade de interpretar o que diz o texto e da forma que está passando a mensagem, é também verificar a questão da posição do s, e de que o mesmo pode assumir diferentes sons dependendo da posição em que ele está. É o caso do S no início da palavra que assume o som de s, mas entre vogais assume o som de z. E falar também do s e do ss.
3ª Etapa: Atividades de interpretação textual
O texto lido é um conto. Um conto narra uma história. Nos contos é comum alguns personagens que são seres sem vida, ter fala ou atitudes que são do ser humano. Um conto tem começo, meio (desenvolvimento) e o fim da história. Enumere de 1 a 4, sendo 1 para a primeira parte e 4 para o final, de acordo com o que ocorreu no conto.
a) ( ) A mulher deixou cair cinza em cima do seu cão.
b) ( ) A mulher resolveu dizer aos vizinhos que tinha algo errado em sua casa.
c) ( ) A porta disse para que ela não fosse, e a mulher resolveu não comentar nada e dividir o que preparava com seu cão.
d) ( ) O cão pediu a dona para que ela não o queimasse.
1- Quem são as personagens que participam da história?
2- Onde se passa a história?
3- Qual a melhor imagem define como a mulher ficou quando ouviu o seu cão falar?
a) Alegria
b) Tristeza
c) Espanto
d) Medo
4- O que fez a mulher quando ouviu o seu cão falar?
5- Na história, as personagens falam com a mulher. Na fala do cão com a sua dona “A senhora, por favor, não me queime!” ele tem o objetivo de fazer:
a) Um apelo
b) Uma ordem
c) Um conselho
d) Uma negação
6- Na fala da porta com a mulher, a porta diz: “Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos”. Nesta fala o objetivo é de:
a) Uma negação
b) Um apelo
c) Uma ordem
d) Um pedido de desculpa
7- No momento que a mulher ia saindo de casa para contar o que havia acontecido a porta ficou:
a) Feliz
b) Desanimada
c) Contente
d) Zangada
8- Circule as regras que não ajudam na convivência com seu colega .
A)
B)
C)
D)
9- Escreva duas experiências, em que o colega ou um adulto, fez com você e deixou você triste.
10- Na sua opinião, qual o conselho que você daria as pessoas que batem no outro, pegam as coisas que não é sua ou até mesmo fala coisas que machucam. Escreva uma mensagem para as pessoas que ainda não sabem respeitar as regras de convivência.
11- A construção de quadrinhos fazendo a sequência da história ou desenhar a história, criando frases para representar o seu desenho.
12- Dinâmica das expressões: A professora irá escrever sentimentos em folhas pequenas e quadradas. E explicará o jogo que consiste em colocar na testa de um aluno um sentimento que foi escrito na folha quadrada. Ele não irá ver o que está escrito. Os colegas devem fazer careta, gestos buscando fazer com que ele adivinhe sem falar o sentimento.
FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS
1º Etapa: Atividades para refletir sobre os grafemas cujo valor depende do contexto
Objetivos didáticos:
Objetivos didáticos:
- Retomada do texto
- Circular palavras que tenham s, z e ss
- Montar um quadro com palavras com s no início da palavra e s entre vogais, palavras com z e por último palavras que tenha ss;
- Leitura coletiva das palavras com turma;
PALAVRAS COM S NO INÍCIO | PALAVRAS COM S ENTE VOGAIS | PALAVRAS COM Z | PALAVRAS COM SS |
Vídeos Explicativos:
Desafio em dupla (a dupla irá responder as perguntas com palavras com s ou z, sendo que a professora falar as palavras)
- Qualidade de pessoa que teima muito?
- Qualidade de pessoa que tem muita inveja.
- Qualidade da pessoa que cuida muito das coisas.
- Pessoa que tem muita fama.
- Pessoa que gosta muito de fazer o bem.
- Pessoa que não gosta de trabalhar.
- Comida com gosto muito bom.
- Qualidade de pessoa com ansiedade.
- Qualidade de pessoa que tem muito amor para oferecer aos outros.
2º Etapa: Os alunos irão trocar as fichas e terão que corrigir da outra dupla, enquanto com a ajuda dos alunos a professora coloca a palavra correta no quadro.
- Depois de finalizada as correções, os alunos ajudarão a professora a montar uma regra a partir do que eles perceberam no decorrer das aulas;
3º Etapa: Atividades de ortografia: grafemas cujo valor é dependente do contexto.
- Pesquisar em jornais ou revistas de palavras com a letra s, z e ss (cada aluno deve pesquisar uma palavra de cada letra);
- Montagem de um quadro de consulta feito coletivamente pela turma com palavras com s, z e ss;
- Leitura do quadro feito coletivamente pela turma.
- Vídeo abaixo explicando o s ou ss:
- Em dupla preencher com s ou ss as palavras. A professora irá corrigir a atividade no quadro coletivamente, as duplas irão verificar quantas elas acertaram e quantas erraram.
- Leitura coletiva das palavras depois da correção coletiva;
Progre____o | Pa____arela | Pe____oa | Pa____arinho |
A____inatura | Con____ulta | Cla____ificado | Ca____amento |
Aniver____ário | Sal____icha | Recur____o | Va____o |
Nece____idade | Can____ado | Vende____e | A____obio |
Con____elho | Pul____eira | Te____oura | Pe____êgo |
4º etapa:
- Bingo de Palavras com s, z e ss.
Cada aluno irá receber cartelas com palavras escritas com s, z e ss. A professora irá sortear as palavras e em dupla eles irão marcar. Quem conseguir marcar todas as palavras primeiro, ganhará o bingo.
- Registro das palavras do bingo no caderno e depois separar as sílabas, contar a quantidade de letras e de sílabas.
ATIVIDADES LUDICAS PERMEADAS PELAS TECNOLOGIAS
Atividade com o jogo construído no Power Point. A turma irá responder as perguntas de forma coletiva. A professora vai colocar o jogo para ser apresentado em sala de aula e os alunos deverão responder.
Atividades com jogos: Usando S, Z e SS: Jogos on-line (caça palavras com s e ss):
A atividade seria para casa, pois teriam que usar o celular e ter acesso a internet.
AVALIAÇÃO SIGNIFICATIVA
Atividade avaliativa no sway (retomada da explicação e avaliação feita no forms).
Tema:
Convivência
Objetivos esperados:
Conteúdo:
Recursos Digitais Necessários: Computador, tablet e celular, vídeos do youtube, caderno pedagógico e podcast.
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.