Menu fechado


Sequência Didática – Convivência

Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.


SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER NOS TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Comece aqui

Apresentação do Eixo Temático e tomada de consciência com diagnose

1ª Etapa Exploração do tema

Neste momento haverá uma preparação antes do vídeo. Será um momento de incentivar a curiosidade dos alunos. Será colocado dentro do envelope o título do vídeo, sendo que as letras estarão separadas. E a professora irá dizer que as letras formam o título do vídeo e deverão adivinhar qual é. A professora irá tirar letra por letra, sendo na sequência correta das letras, até juntar o título do vídeo. E depois a professora irá perguntar a respeito do título: Vocês acham que o vídeo vai falar do quê? O que significa ser nervosinho? Vocês conhecem alguma pessoa nervosinha? É legal ser nervosinho?

E depois a professora irá perguntar a respeito do título: Vocês acham que o vídeo vai falar do quê? O que significa ser nervosinho? Vocês conhecem alguma pessoa nervosinha? É legal ser nervosinho?
No final das perguntas, a professora a professora convidaria para ver se realmente o menino era nervoso a partir do vídeo: Vamos ver como é esse menino? Vamos ver se ele é nervosinho mesmo?

2º Etapa: Assistir o vídeo

3º Etapa: Perguntas a respeito do vídeo

Algumas sugestões de perguntas:

  • Como era o comportamento do menino nervosinho?
  • Porquê o menino tinha dificuldade de ter amigos?
  • O que fez o menino mudar seu comportamento com os outros?
  • No final do vídeo como termina a história?
  • Você teria o mesmo comportamento dos outros colegas do menino nervosinho?
  • Você já encontrou alguém como o menino nervosinho? Caso tenha encontrado, qual o sentimento que teve quando encontrou alguém assim? Qual o seu comportamento?
  • Quais as características que o menino tinha?
  • Quantas letras tem a palavra nervosinho? E quantas sílabas?
  • No título do vídeo diz uma das características dele, na palavra nervosinho a letra s tem que o som de s?
  • A letra s pode assumir outro som que não é o dele mesmo, como no caso do título. Quando ocorre isso vocês sabem que letra utilizar?

4º Etapa: Registro

Fazer um mural da convivência com as regras da turma através de desenhos e escrita. Seria a construção de combinados do que ajuda na convivência com os colegas e dos comportamentos que não ajudam.

ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS

1º Etapa: Leitura do Texto e Interpretação Textual

Texto 1– Os segredos da nossa Casa

Certo dia, uma mulher estava na cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou a cinza em cima do seu cão.
O cão queixou-se:
– A senhora, por favor, não me queime!
Ela ficou muito espantada: um cão a falar! Até parecia mentira…
Assustada, resolveu bater-lhe com o pau com que mexia a comida. Mas o pau também falou:
– O Cão não me fez mal. Não quero bater-lhe!
A senhora já não sabia o que fazer e resolveu contar às vizinhas o que se tinha passado com o cão e o pau.
Mas, quando ia sair de casa, a porta, com um ar zangado, avisou-a:
– Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos.
A senhora percebeu o conselho da porta. Pensou que tudo começara porque tratara mal o seu cão. Então pediu-lhe desculpa e repartiu o almoço com ele.

Comentário: é fundamental sabermos conviver uns com os outros, assegurar o respeito mútuo, embora, às vezes, seja difícil…
Fonte: GOMES, Aldônio (org). Eu conto, tu contas, ele conta…Estórias africanas, 1999.

2ª Etapa: Explicação e debate com a turma

O texto 1, “os segredos da casa” é um conto e uma de suas características principais é a narrativa. Nesse conto está presente o lugar, o tempo da ação. Além disso, apresenta o emprego do discurso direto, isso é, de falas. Isso é visto em relação a fala do cão e da porta (3º e 9º parágrafos). As falas das personagens que favorece para a realidade da cena, como se realmente ela tivesse acontecido.

Na fala do cão, há um apelo “A senhora, por favor, não me queime!”  e da porta um conselho “Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos.”
Através desse conto é possível observar que o narrador está em terceira pessoa. Apresenta a cena e narra o que acontece nela como se estivesse de perto, olhando e falando o que vê.

No final do conto há um comentário falando da importância de sabermos conviver com outro, assegurar o respeito mútuo, apesar de ser difícil.
Neste conto além da possibilidade de interpretar o que diz o texto e da forma que está passando a mensagem, é também verificar a questão da posição do s, e de que o mesmo pode assumir diferentes sons dependendo da posição em que ele está. É o caso do S no início da palavra que assume o som de s, mas entre vogais assume o som de z. E falar também do s e do ss.  

3ª Etapa: Atividades de interpretação textual

O texto lido é um conto. Um conto narra uma história. Nos contos é comum alguns personagens que são seres sem vida, ter fala ou atitudes que são do ser humano. Um conto tem começo, meio (desenvolvimento) e o fim da história. Enumere  de 1 a 4, sendo 1 para a primeira parte e 4 para o final, de acordo com o que ocorreu no conto.

a) ( ) A mulher deixou cair cinza em cima do seu cão.

b) ( ) A mulher resolveu dizer aos vizinhos que tinha algo errado em sua casa.

c) ( ) A porta disse para que ela não fosse, e a mulher resolveu não comentar nada e dividir o que preparava com seu cão.

d) ( ) O cão pediu a dona para que ela não o queimasse.

1- Quem são as personagens que participam da história?

2- Onde se passa a história?

3- Qual a melhor imagem define como a mulher ficou quando ouviu o seu cão falar?

a) Alegria

b) Tristeza

c) Espanto

d) Medo 

4- O que fez a mulher quando ouviu o seu cão falar?

5- Na história, as personagens falam com a mulher. Na fala do cão com a sua dona “A senhora, por favor, não me queime!” ele tem o objetivo de fazer:

a) Um apelo

b) Uma ordem

c) Um conselho

d) Uma negação

6- Na fala da porta com a mulher, a porta diz: “Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos”. Nesta fala o objetivo é de:

a) Uma negação

b) Um apelo

c) Uma ordem

d) Um pedido de desculpa

7- No momento que a mulher ia saindo de casa para contar o que havia acontecido a porta ficou:

a) Feliz

b) Desanimada

c) Contente

d) Zangada

8- Circule as regras que não ajudam na convivência com seu colega .

A)

B)

C)

D)

9- Escreva duas experiências, em que o colega ou um adulto, fez com você e deixou você triste.

10- Na sua opinião, qual o conselho que você daria as pessoas que batem no outro, pegam as coisas que não é sua ou até mesmo fala coisas que machucam. Escreva uma mensagem para as pessoas que ainda não sabem respeitar as regras de convivência.

11- A construção de quadrinhos fazendo a sequência da história ou desenhar a história, criando frases para representar o seu desenho.

12- Dinâmica das expressões: A professora irá escrever sentimentos em folhas pequenas e quadradas. E explicará o jogo que consiste em colocar na testa de um aluno um sentimento que foi escrito na folha quadrada. Ele não irá ver o que está escrito. Os colegas devem fazer careta, gestos buscando fazer com que ele adivinhe sem falar o sentimento.

FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS

1º Etapa: Atividades para refletir sobre os grafemas cujo valor depende do contexto

Objetivos didáticos:

Objetivos didáticos:

  • Retomada do texto
  •   Circular palavras que tenham s, z e ss
  • Montar um quadro com palavras com s no início da palavra e s entre vogais, palavras com z e por último palavras que tenha ss;
  • Leitura coletiva das palavras com turma;
PALAVRAS COM S NO INÍCIO PALAVRAS COM S ENTE VOGAIS PALAVRAS COM ZPALAVRAS COM SS

Vídeos Explicativos:

Desafio em dupla (a dupla irá responder as perguntas com palavras com s ou z, sendo que a professora falar as palavras)

  1. Qualidade de pessoa que teima muito?
  2. Qualidade de pessoa que tem muita inveja.
  3. Qualidade da pessoa que cuida muito das coisas.
  4. Pessoa que tem muita fama.
  5. Pessoa que gosta muito de fazer o bem.
  6. Pessoa que não gosta de trabalhar.
  7. Comida com gosto muito bom.
  8. Qualidade de pessoa com ansiedade.
  9. Qualidade de pessoa que tem muito amor para oferecer aos outros.

2º Etapa: Os alunos irão trocar as fichas e terão que corrigir da outra dupla, enquanto com a ajuda dos alunos a professora coloca a palavra correta no quadro.

  • Depois de finalizada as correções, os alunos ajudarão a professora a montar uma regra a partir do que eles perceberam no decorrer das aulas;

3º Etapa: Atividades de ortografia: grafemas cujo valor é dependente do contexto.

  • Pesquisar em jornais ou revistas de palavras com a letra s, z e ss (cada aluno deve pesquisar uma palavra de cada letra);
  • Montagem de um quadro de consulta feito coletivamente pela turma com palavras com s, z e ss;        
  • Leitura do quadro feito coletivamente pela turma.
  • Vídeo abaixo explicando o s ou ss:
  • Em dupla preencher com s ou ss as palavras. A professora irá corrigir a atividade no quadro coletivamente, as duplas irão verificar quantas elas acertaram e quantas erraram.
  • Leitura coletiva das palavras depois da correção coletiva;
Progre____oPa____arelaPe____oaPa____arinho
A____inaturaCon____ultaCla____ificadoCa____amento
Aniver____árioSal____ichaRecur____oVa____o
Nece____idadeCan____adoVende____eA____obio
Con____elhoPul____eiraTe____ouraPe____êgo

4º etapa:

  • Bingo de Palavras com s, z e ss.

Cada aluno irá receber cartelas com palavras escritas com s, z e ss. A professora irá sortear as palavras e em dupla eles irão marcar. Quem conseguir marcar todas as palavras primeiro, ganhará o bingo.

  • Registro das palavras do bingo no caderno e depois separar as sílabas, contar a quantidade de letras e de sílabas.

ATIVIDADES LUDICAS PERMEADAS PELAS TECNOLOGIAS

Atividade com o jogo construído no Power Point. A turma irá responder as perguntas de forma coletiva. A professora vai colocar o jogo para ser apresentado em sala de aula e os alunos deverão responder.

Atividades com jogos: Usando S, Z e SS: Jogos on-line (caça palavras com s e ss):

A atividade seria para casa, pois teriam que usar o celular e ter acesso a internet.

AVALIAÇÃO SIGNIFICATIVA

Atividade avaliativa no sway (retomada da explicação e avaliação feita no forms).

Tema:
Convivência

Objetivos esperados: 

Conteúdo:

Recursos Digitais Necessários: Computador, tablet e celular, vídeos do youtube, caderno pedagógico e podcast.

Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

Didática da Sequência


EnglishPortuguês