Sequência Didática – Comunicação Como Recurso Ampliador Da Linguagem
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER PRODUZINDO TEXTOS
Comece aqui
1ª PARTE:
- Conversa sobre o percurso da aula, dos conteúdos, do jogo sobre a aula e de como será a avaliação;
- Mostra do E-book em sua etapa final.
1ª PARTE:
- Contação de uma HQ com a utilização dos balões trabalhados em sala e os conteúdos de Língua Portuguesa, por um aluno da turma, por meio do recurso de Data Show e do PowerPoint na apresentação da história em slides;
2ª PARTE:
- Construção do cenário artístico;
- Conversa sobre o assunto do texto, sobre personagens, fala, tipo de texto abordado (gênero textual); A criação, a arte dos alunos na elaboração de seus trabalhos para estimulá-los;
- Utilização do tema livre para construir sua História em Quadrinhos com sua personagem.
1ª PARTE: Contextualizando a produção de sua História em Quadrinhos com conteúdo de Língua Portuguesa:
- Os alunos terão a oportunidade de revisar seus textos com a correção pontuada pelo professor a fim de deixá-los com a escrita correta conforme os conteúdos estudados durante o período de desenvolvimento da sequência Didática.
- Na aula, estará presente músicas relaxantes para estimular um clima motivador e calmo durante o fechamento da semana;
- Jogo de caça-palavras no Wordwall chamado de “Caça-sentimentos”, disponível no link:.
1ª PARTE:
- TEMA LIVRE para finalizar o E-book.
2ª PARTE:
- Preparo para o momento de autógrafos do E-Book realizado na escola. Cada aluno receberá um Código QR em seu E-Book digital para facilitar a visibilidade no momento de autógrafos, pois os equipamentos de comunicação, como os smartphones atuais, já oferecem este recurso de leitura e aproximam os conteúdos digitais de forma rápida. Professor (a), a confecção do Código QR poderá ser realizada em sites gratuitos que permitem a leitura do código entre 15 a 60 dias. Link para o E-Book do aluno:
Verificar se a autoestima e se o autoconhecimento do aluno já se iniciaram no processo comunicativo com o grupo.
- Os alunos terão a oportunidade de trocar ideias sobre os assuntos e colaborarem uns com os outros nas atividades, estimulando a consciência comunicativa, crítica e científica, pois poderão auxiliar os colegas com os equipamentos tecnológicos também. A avaliação do aluno com NEE sempre deverá ser adaptada.
Recursos Digitais Necessários: Data Show; Rádio; Tablet/ Smartphone; Jogo do Wordwall; Apresentação de PowerPoint.
Recursos Analógicos Utilizados: Caderno
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.