Sequência Didática – Comunicação Como Recurso Ampliador Da Linguagem
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER PRODUZINDO TEXTOS
Comece aqui
1ª PARTE:
- Explicação sobre o percurso da aula, dos conteúdos, do jogo oferecido e de como será a avaliação;
- Apresentação de um novo recurso que poderá estar presente no E-book dos alunos: as onomatopeias.
1ª PARTE:
- Leitura de uma HQ com a utilização do equipamento de Data Show e do recurso do PowerPoint para apresentar os slides da história na sala.
2ª PARTE:
- Escrita no caderno dos alunos dos textos presentes na HQ apresentada para que sejam observados possíveis detalhes ainda não vistos no sistema de escrita, apresentando as onomatopeias. Caso o aluno não esteja nesta etapa de desenvolvimento da escrita, ele contará com a escuta e será avaliado pelo retorno de participação desta parte da aula.
1ª PARTE:
- Cada aluno irá produzir sua História em Quadrinhos no contexto do tema da família a sua personagem, visando revisar o conteúdo trabalhado na aula anterior e explorá-lo com o uso da comunicação, escuta ativa, artística e aproximada de sua realidade. O professor poderá disponibilizar do equipamento que a escola possui, como o Data show, acessando ao site (Neste caso, um aluno realizará a atividade por vez até que todos sejam alcançados e enquanto isso as outras atividades podem ser realizadas também em forma de rodízio.), ou utilizando o Laboratório de Informática, caso a escola possua, ou mesmo combinando com os alunos de trazerem seus smartphones na aula para realizarem esta atividade.
1ª PARTE: Contextualizando a produção de sua História em Quadrinhos com conteúdo de Língua Portuguesa:
- Após o registro e análise escrita do texto apresentado no início da aula, o professor vai destacar algumas frases para que os alunos observem a diferença entre a presença de palavras no singular e no plural e o sentido que representam nelas, como a concordância. Dados os exemplos, o professor vai apresentar os novos conteúdos abordados, apresentando aos alunos os conceitos dos assuntos de forma oral e com os exemplos das frases;
- A partir da explicação, os alunos vão receber uma lista de exercícios contendo os conteúdos dos outros dias, como os substantivos, artigos, pontuação e os novos.
- Os alunos vão analisar a presença dos balões com as onomatopeias e ouvirão a explicação oral do conteúdo, relacionando ao texto oferecido;
- Em uma caixa de palavras trazidas pelo professor, cada aluno poderá escolher uma para ler. As palavras contidas na caixa estarão com as seguintes grafias: H, S, SS e Z;
- O professor vai registrar no quadro as palavras lidas pelos alunos ou por ele mesmo e vai explicar o porquê das dificuldades na leitura de algumas. Ainda complementará que o momento da escrita dessas ortografias é ainda mais complexo, explicando algumas regras dessas palavras;
- Para treinar, os alunos irão ouvir e escrever as palavras que estiveram presentes na aula contendo a ortografia trabalhada. Neste caso, para os alunos, inclusive os integrados que não estiverem no nível de desenvolvimento da escrita previsto, estes serão estimulados pela escrita espontânea ou pelo momento da correção em que o professor será o escriba da turma.
2ª PARTE: Contextualizando a produção de sua História em Quadrinhos com os conteúdos de Ciências:
- Serão apresentados aos alunos imagens obtidas pela internet sobre a classificação dos animais para que os alunos percebam as características, semelhanças e diferenças também existentes na vida dos seres irracionais;
- Os alunos poderão discutir sobre o tema, trazendo suas dúvidas e curiosidades em uma roda de conversa;
- Cada aluno irá descrever em forma de escrita e/ou ilustrações as características entre as cinco classificações dos animais;
- Será apresentado aos alunos o jogo de caça-palavras do Wordwall chamado Os animais para que eles identifiquem qual é o animal segundo a dica da classificação dada. Os animais presentes no jogo possuem a grafia conforme a ortografia trabalhada na aula e os alunos poderão jogar em equipes. Link do jogo “Os Animais”:
3ª PARTE: Contextualizando a produção de sua História em Quadrinhos com os conteúdos de Matemática:
- Com o auxílio de objetos, o professor vai explicar à turma as noções de subtração, relembrando a adição e suas noções também;
- Cada aluno receberá tampinhas para registrar com ilustrações em folhas avulsas as contas de adição e subtração produzidas em grupo.
Verificar se a autoestima e se o autoconhecimento do aluno já se iniciaram no processo comunicativo com o grupo.
- Os alunos terão a oportunidade de trocar ideias sobre os assuntos e colaborarem uns com os outros nas atividades, estimulando a consciência comunicativa, crítica e científica, pois poderão auxiliar os colegas com os equipamentos tecnológicos também. A avaliação do aluno com NEE sempre deverá ser adaptada.
Recursos Digitais Necessários: Data Show; Vídeos do YouTube; Tablet/ Smartphone; Jogo do Wordwall; Apresentação de PowerPoint.
Recursos Analógicos Utilizados: Gibis; Cartaz (cartolina); Folhas avulsas de A4; Caderno; Atividade Dirigida; Fita adesiva.
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.