Sequência Didática – Comunicação Como Recurso Ampliador Da Linguagem
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER PRODUZINDO TEXTOS
Comece aqui
1ª PARTE:
- Explicação por meio verbal dos balões produzidos nas Histórias em Quadrinhos acompanhada de um material com figuras que contenham o conceito de cada um;
- Conversa sobre o percurso da aula, dos conteúdos, do jogo sobre a aula e de como será a avaliação.
1ª PARTE:
- Contação de uma HQ com a utilização dos balões trabalhados em sala;
- Mostra de uma das HQ’s já produzidas a partir do recurso da apresentação do PowerPoint no aparelho de Data Show;
2ª PARTE:
- Roda de conversa sobre o assunto do texto, sobre personagens, fala, tipo de texto abordado (gênero textual); A criação, a arte dos alunos na elaboração de seus trabalhos para estimulá-los;
- Iniciação e construção do cenário e utilização da linguagem que desejar ou de acordo com as necessidades especiais ou não dos alunos;
- Formação da história com o tema Saúde, abordado na aula anterior
1ª PARTE: Contextualizando a produção de sua História em Quadrinhos com conteúdo de Língua Portuguesa:
- Atividade a partir da mostra de uma das HQ’s já produzidas para que, em conversa coletiva, a turma construa um texto sobre o que possa acontecer a partir da imagem existente;
- A partir dos quadros de palavras produzidos na aula anterior, os alunos irão analisar a leitura e a escrita das palavras para verificar vocabulários dos conteúdos ligados a esta. Lançados os conteúdos de Encontros Consonantais e Dígrafos com explicação por meio de palavras trazidas em tiras (dentro de frases), os alunos poderão perceber que elas se tratam de parte da história contada na primeira etapa da aula.
- Após a interação entre a explicação e observação nas escritas, a turma irá verificar e existência dos conteúdos trabalhados em seus nomes próprios, conhecidos/amigos e de sua família, registrando no caderno em uma nova lista de verbetes;
- A professora vai utilizar o registro por meio da ortografia de palavras com H, RR, SS, NH, LH e R e L intermediários em uma caixa para a formação de um bingo de palavras em trio, utilizando um espaço diferente da escola, como o pátio;
- Os alunos irão fazer uma releitura das tiras para verificarem, juntamente ao professor, os traços da pontuação existentes nas frases, a fim de discutirem a existência deles, a necessidade e utilização na escrita;
- Ao destacar a pontuação necessária na escrita, os alunos irão analisar gibis presentes na sala de aula ou na sala de leitura para investigar os traços da escrita estudado.
- O aluno realizará uma atividade permeada pelo jogo online de combinação do Wordwall denominado Pontuação com LIBRAS para verificar e dinamizar o aprendizado de parte do conteúdo da aula.
2ª PARTE: Contextualizando a produção de sua História em Quadrinhos com os conteúdos de História:
- Complementando o assunto abordado na última aula sobre identidade, o tema será ampliado ao contexto socioemocional, para que cada aluno compreenda como cada um é, com ideias respeitosas, de aceitação, cooperativas, entre outras. O conteúdo sobre família será pesquisado entre a turma e sociedade presentes (poderá ser funcionários da escola, a presença de responsáveis na escola, ou por meio de uma pesquisa pela internet) para que os destaques principais sejam pautados e seja desenvolvido em um texto coletivo/lista de palavras/ ilustrações com a turma sobre o assunto.
3ª PARTE: Contextualizando a produção de sua História em Quadrinhos com os conteúdos de Matemática:
- Os alunos vão receber uma atividade dirigida para destacar os números em seu valor posicional, sua leitura e escrita a fim de verificar o nível de aprendizagem da turma. O aluno integrado poderá reescrever os números e/ou exercitar a oralidade e sua língua padrão, como a LIBRAS para destacar os números trabalhados;
- Os alunos vão assistir ao vídeo sobre as casas decimais e a soma dos números naturais para colaborar na compreensão do conteúdo para realizar cálculos em seus cadernos que serão escritos no quadro logo após o lançamento.
1ª PARTE:
- Terceira atividade no E-book a partir do recurso do PowerPoint sobre o gênero textual História em Quadrinhos: Saúde. Cada aluno poderá explorar o tema da forma como sentir-se à vontade, como saúde do corpo, da mente, conforme o tema foi explorado na aula anterior, pois o assunto deverá ser relembrado para que todos possam se aperfeiçoar na atividade. O professor poderá disponibilizar do equipamento que a escola possui, como o Data show, acessando ao site (Neste caso, um aluno realizará a atividade por vez até que todos sejam alcançados e enquanto isso as outras atividades podem ser realizadas também em forma de rodízio.), ou utilizando o Laboratório de Informática, caso a escola possua, ou mesmo combinando com os alunos de trazerem seus smartphones na aula para realizarem esta atividade.
Verificar se a autoestima e se o autoconhecimento do aluno já se iniciaram no processo comunicativo com o grupo.
- Os alunos terão a oportunidade de trocar ideias sobre os assuntos e colaborarem uns com os outros nas atividades, estimulando a consciência comunicativa, crítica e científica, pois poderão auxiliar os colegas com os equipamentos tecnológicos também. A avaliação do aluno com NEE sempre deverá ser adaptada.
Recursos Digitais Necessários: Data Show; Vídeos do YouTube; Tablet/ Smartphone; Jogo do Wordwall; Quadro; Apresentação de PowerPoint.
Recursos Analógicos Utilizados: Gibis; Cartaz (cartolina); Caderno; Atividade Dirigida; Folhas de papel; Fita adesiva.
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.