Sequência Didática – Comunicação Como Recurso Ampliador Da Linguagem
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER PRODUZINDO TEXTOS
Comece aqui
- Cartaz com figuras explicativas sobre o planejamento da aula e de cada etapa;
- Vídeo explicando a proposta da SD – A importância das histórias, de nossas histórias.
1ª PARTE:
- Demonstração do gênero textual História em Quadrinhos aos alunos;
- Vídeo introdutório preparado para explicação da Sequência Didática, de como o trabalho será realizado pelos alunos; o tipo de planejamento de texto que será abordado, com textos explicativos, figuras e vídeo adentro.
2ª PARTE:
- Mostra e leitura de um gibi impresso escolhido pela turma (Professor, é importante que você tenha um cantinho da leitura dentro da sala de aula. Caso este cantinho não exista, ou queira realizar a atividade de forma diferenciada, leve a turma a um local bem bacana para que o momento seja prazeroso.);
- Roda de conversa sobre o assunto do texto, sobre personagens, fala, tipo de texto abordado (gênero textual); A criação, a arte dos alunos na elaboração de seus trabalhos para estimulá-los;
- Introdução sobre o protagonismo e personagem, a história da vida deles – em conversa.
1ª PARTE:
Primeira atividade no E-book do PowerPoint sobre o gênero textual História em Quadrinhos (HQ): cada aluno vai construir seu personagem a partir de sua criatividade, esforço e capacidade. O professor poderá disponibilizar do equipamento que a escola possui, como o Data show, acessando ao site (Neste caso, um aluno realizará a atividade por vez até que todos sejam alcançados e enquanto isso as outras atividades podem ser realizadas também em forma de rodízio.), ou utilizando o Laboratório de Informática, caso a escola possua, ou mesmo combinando com os alunos de trazerem seus smartphones na aula para realizarem esta atividade. E-book do professor com manual de 7 passos para a realização das atividades com os alunos:
Cada aluno poderá escolher como será seu personagem: com desenho, figuras, símbolos, imagem da internet, imagem da galeria etc
1ª PARTE: Contextualizando a produção de sua História em Quadrinhos com conteúdo de Língua Portuguesa:
- A fim de aprimorar a escrita, o aluno contará, nesta aula, com os conteúdos para nomear pessoas, lugares, seres, coisas e as palavras que antecedem esses nomes com atividades;
- Será apresentada uma explicação prática na própria sala de aula com os objetos, imagens e pessoas para demonstrar tipos de substantivos e os artigos que acompanham todos (Professor, é importante que em sua sala de aula existam alfabetários com explicação em LIBRAS das imagens e palavras contidas neles.);
- Cada aluno registra em seu caderno as descobertas em listas com palavras ou ilustrações. O aluno que estiver em iniciação do desenvolvimento da escrita contará com o professor como escriba. O aluno com dificuldades motoras será avaliado pela dinâmica oral ou, se não for possível, poderá ilustrar e/ou contar com a sua língua principal (LIBRAS, no caso);
- O aluno realizará uma atividade permeada pelo jogo online do Wordwall para verificar o aprendizado desta parte. O professor poderá disponibilizar do equipamento que a escola possui, como o Data show, acessando ao site, ou utilizando o Laboratório de Informática, caso a escola possua, ou mesmo combinando com os alunos de trazerem seus smartphones na aula para realizarem esta atividade.
2ª PARTE: Contextualizando a produção de sua História em Quadrinhos com os conteúdos de História:
- Abrangendo o tema Storytelling, será conversado com a turma junto a uma demonstração de documentos vivos, como uma Certidão de Nascimento, e apresentada uma atividade dirigida sobre a identidade do aluno e a importância do “EU”.
3ª PARTE: Contextualizando a produção de sua História em Quadrinhos com os conteúdos de Matemática:
- Para somar, a turma vai assistir a um vídeo sobre a História dos Números Naturais e, finalizando a aula, entender o porquê das histórias na vida.
Verificar se a autoestima e se o autoconhecimento do aluno já se iniciaram no processo comunicativo com o grupo.
- Os alunos terão a oportunidade de trocar ideias sobre os assuntos e colaborarem uns com os outros nas atividades, estimulando a consciência comunicativa, crítica e científica, pois poderão auxiliar os colegas com os equipamentos tecnológicos também. A avaliação do aluno com NEE sempre deverá ser adaptada.
Recursos Digitais Necessários: Data Show; Vídeos do YouTube; Tablet/ Smartphone/ Data Show; Jogo do Wordwall; Objetos da sala de aula; Apresentação de PowerPoint.
Recursos Analógicos Utilizados: Gibis; Cartaz (cartolina); Caderno; Atividade Dirigida; Objetos da sala de aula; Fita adesiva..
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.