Menu fechado

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CAPACITAÇÃO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.

Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.


DIA 1

1ª Etapa: Tomada de Consciência (Apresentação do tema e dos caminhos que serão percorridos para essa nova aprendizagem)

Realização de um jogo de perguntas sobre o conhecimento prévio através do WordWall

O professor deverá começar a aula conversando com os alunos onde ele se apresenta e falará sobre o tema a ser abordado, explicando como será as atividades e seus objetivos. Olá alunos! A nossa aula de hoje foi preparada de forma muito especial e divertida, vamos relembrar as noções básicas de álgebra, onde veremos a utilização da incógnita que é representada por uma letra. Hoje veremos como representar padrões algebricamente das sequências com figuras e números, para isso, teremos apoio de vídeos aula do Telecurso que foram elaboradas de uma maneira muito criativa com situações reais que vão nos ajudar a compreender de forma divertida. Também vamos reforçar esses conhecimentos e mostrar a importância do estudo da Álgebra. Depois faremos exercícios dentro do próprio vídeo e as novidades não param por aí utilizaremos duas plataformas de jogos que nos auxiliarão na fixação de tudo que vamos aprender, tenho certeza que nunca mais vão esquecer esta aula. Este é o primeiro dia de uma sequência didática de um total de três dias sobre Álgebra no Ensino Fundamental.

O telecurso 2000 é um método de ensino supletivo de 1º e 2º graus desenvolvido (pela Fundação Roberto Marinho) onde se usava aulas pela TV e apostilas para a formação e qualificação profissional básica de jovens e adultos que, por razões diversas, não concluíram ou tiveram que interromper os seus estudos.

1ª fase – apresentação da aula

2ª fase – vídeo feito no playposit

3ª fase – jogo usando o learning apps.

4ª fase – Wordwall

5ª fase – AutoAvaliação no google docs

2º Etapa: Estabelecer relações dos novos conteúdos aos conhecimentos prévios dos alunos. (Contextualizar)

1° momento Antes de disponibilizar o link do vídeo para os alunos assistirem, faremos uma pergunta para a turma para provocar a curiosidade dos alunos.

Questão:

2º momento Os alunos acessam o link do playposit para assistir o vídeo (11 minutos) e responder as perguntas. Neste momento o professor deve ter visto previamente se vai usar os celulares dos próprios alunos para eles acessarem ou se vai levá-los para a sala de informática para usarem os computadores.

https://app.playpos.it/go/play/1624632/1573548/1200502/0/04—Somar-e-diminuir— Matemtica—Ens-Fund—Telecurso

Caso não tenha internet na escola o professor deve salvar o vídeo do link abaixo no pendrive para reproduzir no Datashow.

Depois, responde o questionário que está disponível no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1tkIqfyn45oi2bvyXH6ExFhaeSp9yhDyJ/view?usp=sharing

3º momento Uma roda de debate para analisar o que foi visto na segunda parte do vídeo sobre Adição e Subtração. O professor pode fazer uma relação entre essas operações e o pensamento algébrico neste momento

3º Etapa: Promover atividades lúdicas favoráveis e motivadoras a aprendizagem se possível permeadas pelas novas tecnologias digitais. (Recursos/Estratégias )

1° momento Apresentar a atividade Quebrando a Cuca, separar a turma em 5 grupos de nove alunos. onde eles tentaram resolver o jogo onde deve relacionar as cartas em duplas. Onde a primeira possui uma sentença que está faltando um determinado valor representado por ? ou x a segunda está o valor que faz com que a sentença fique verdadeira, esta atividade é feita no aplicativo learning apps.

2° momento Os alunos irão participar de um jogo envolvendo adição e subtração no learningapps acessando o link abaixo.

https://learningapps.org/watch?v=pcpg7r6fa22

Caso a escola não tenha internet ode usar a atividade disponível no arquivo abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1Y3niTbv-0S-RGq-sfh08AyJYdC30CX-b/view?usp=sharing

3º momento O professor encerra o tempo para responder as perguntas e começa a apresentar com o uso do Datashow as resoluções das questões e os alunos podem interagir tirando suas dúvidas.

4º Etapa: Desenvolver atividades relacionadas com as habilidades com o aprender a aprender de forma significativa. Fixação dos conteúdos quando possível experimentar os cadernos digitais, para isso precisará de tablets.

1º momento Mantem a turma organizada em grupos e apresenta a atividade usando o wordwall. Os alunos podem baixar o aplicativo no celular para fazer a atividade ou pode ser feito na sala de informática.

2º momento Os alunos responderão as perguntas envolvendo adição e subtração no Wordwall acessando o link abaixo.

https://wordwall.net/play/35241/224/905

3º momento Em caso de não ter internet na escola substituir pela folha de atividade em PDF que está disponibilizada no link abaixo.

https://drive.google.com/file/d/1D61nTNUZNcFQV82Ni63T3DI9MMelWlLw/view?usp=shar ing

5º Avaliação: Desenvolver a autoestima e autoconhecimento e reconhecimento do outro levando o aluno a perceber o grau de seu aprendizado e mantê-lo motivado para os próximos.

1º momento O professor organiza a turma de forma que cada um responda no computador ou no celular para que os alunos respondam individualmente o questionário de autoavaliação e que cada um expresse sua própria opinião.

2º momento Os alunos serão orientados a acessar o link abaixo para respondem o questionário do google forms:

https://forms.gle/rQ9p6CEz15eAiZas6

Caso não tenha internet, organizar os alunos em fila e utilizar folha de atividade disponível em PDF no link abaixo:

3º momento Finaliza a atividade e agradece a participação da turma.

Tema: Adição e Subtração

Eixo Organizador: Álgebra

Objetivos esperados:  Identificar representações algébricas através dos padrões de figuras e das operações numéricas com números naturais.

Recursos Digitais Necessários: Datashow, computador, caixa de som, internet e sala de informática (ou celular).
Recursos Analógicos Utilizados: Folha de atividades, papel quadriculado, quadro branco e pilot.

Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.

Didática da Sequência



EnglishPortuguês