SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CAPACITAÇÃO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
DIA 1
1ª Etapa: Tomada de Consciência (Apresentação do tema e dos caminhos que serão percorridos para essa nova aprendizagem)
Realização de um jogo de perguntas sobre o conhecimento prévio através do WordWall
O professor deverá começar a aula conversando com os alunos onde ele se apresenta e falará sobre o tema a ser abordado, explicando como será as atividades e seus objetivos. Olá alunos! A nossa aula de hoje foi preparada de forma muito especial e divertida, vamos relembrar as noções básicas de álgebra, onde veremos a utilização da incógnita que é representada por uma letra. Hoje veremos como representar padrões algebricamente das sequências com figuras e números, para isso, teremos apoio de vídeos aula do Telecurso que foram elaboradas de uma maneira muito criativa com situações reais que vão nos ajudar a compreender de forma divertida. Também vamos reforçar esses conhecimentos e mostrar a importância do estudo da Álgebra. Depois faremos exercícios dentro do próprio vídeo e as novidades não param por aí utilizaremos duas plataformas de jogos que nos auxiliarão na fixação de tudo que vamos aprender, tenho certeza que nunca mais vão esquecer esta aula. Este é o primeiro dia de uma sequência didática de um total de três dias sobre Álgebra no Ensino Fundamental.
O telecurso 2000 é um método de ensino supletivo de 1º e 2º graus desenvolvido (pela Fundação Roberto Marinho) onde se usava aulas pela TV e apostilas para a formação e qualificação profissional básica de jovens e adultos que, por razões diversas, não concluíram ou tiveram que interromper os seus estudos.
1ª fase – apresentação da aula
2ª fase – vídeo feito no playposit
3ª fase – jogo usando o learning apps.
4ª fase – Wordwall
5ª fase – AutoAvaliação no google docs
2º Etapa: Estabelecer relações dos novos conteúdos aos conhecimentos prévios dos alunos. (Contextualizar)
1° momento Antes de disponibilizar o link do vídeo para os alunos assistirem, faremos uma pergunta para a turma para provocar a curiosidade dos alunos.
Questão:
2º momento Os alunos acessam o link do playposit para assistir o vídeo (11 minutos) e responder as perguntas. Neste momento o professor deve ter visto previamente se vai usar os celulares dos próprios alunos para eles acessarem ou se vai levá-los para a sala de informática para usarem os computadores.
Caso não tenha internet na escola o professor deve salvar o vídeo do link abaixo no pendrive para reproduzir no Datashow.
Depois, responde o questionário que está disponível no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1tkIqfyn45oi2bvyXH6ExFhaeSp9yhDyJ/view?usp=sharing
3º momento Uma roda de debate para analisar o que foi visto na segunda parte do vídeo sobre Adição e Subtração. O professor pode fazer uma relação entre essas operações e o pensamento algébrico neste momento
3º Etapa: Promover atividades lúdicas favoráveis e motivadoras a aprendizagem se possível permeadas pelas novas tecnologias digitais. (Recursos/Estratégias )
1° momento Apresentar a atividade Quebrando a Cuca, separar a turma em 5 grupos de nove alunos. onde eles tentaram resolver o jogo onde deve relacionar as cartas em duplas. Onde a primeira possui uma sentença que está faltando um determinado valor representado por ? ou x a segunda está o valor que faz com que a sentença fique verdadeira, esta atividade é feita no aplicativo learning apps.
2° momento Os alunos irão participar de um jogo envolvendo adição e subtração no learningapps acessando o link abaixo.
https://learningapps.org/watch?v=pcpg7r6fa22
Caso a escola não tenha internet ode usar a atividade disponível no arquivo abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1Y3niTbv-0S-RGq-sfh08AyJYdC30CX-b/view?usp=sharing
3º momento O professor encerra o tempo para responder as perguntas e começa a apresentar com o uso do Datashow as resoluções das questões e os alunos podem interagir tirando suas dúvidas.
4º Etapa: Desenvolver atividades relacionadas com as habilidades com o aprender a aprender de forma significativa. Fixação dos conteúdos quando possível experimentar os cadernos digitais, para isso precisará de tablets.
1º momento Mantem a turma organizada em grupos e apresenta a atividade usando o wordwall. Os alunos podem baixar o aplicativo no celular para fazer a atividade ou pode ser feito na sala de informática.
2º momento Os alunos responderão as perguntas envolvendo adição e subtração no Wordwall acessando o link abaixo.
https://wordwall.net/play/35241/224/905
3º momento Em caso de não ter internet na escola substituir pela folha de atividade em PDF que está disponibilizada no link abaixo.
https://drive.google.com/file/d/1D61nTNUZNcFQV82Ni63T3DI9MMelWlLw/view?usp=shar ing
5º Avaliação: Desenvolver a autoestima e autoconhecimento e reconhecimento do outro levando o aluno a perceber o grau de seu aprendizado e mantê-lo motivado para os próximos.
1º momento O professor organiza a turma de forma que cada um responda no computador ou no celular para que os alunos respondam individualmente o questionário de autoavaliação e que cada um expresse sua própria opinião.
2º momento Os alunos serão orientados a acessar o link abaixo para respondem o questionário do google forms:
https://forms.gle/rQ9p6CEz15eAiZas6
Caso não tenha internet, organizar os alunos em fila e utilizar folha de atividade disponível em PDF no link abaixo:
3º momento Finaliza a atividade e agradece a participação da turma.
DIA 2
1ª Etapa: Tomada de Consciência (Apresentação do tema e dos caminhos que serão percorridos para essa nova aprendizagem).
O professor deverá começar a aula conversando com os alunos onde ele se apresenta e falará sobre o tema a ser abordado, explicando como será as atividades e seus objetivos.
Olá, alunos!
Na aula de hoje, teremos uma continuação da nossa sequência didática sobre Álgebra. Onde mais uma vez, teremos apoio de vídeos aula do Telecurso que foram elaboradas de uma maneira muito criativa com situações reais que vão nos ajudar a compreender de forma divertida. Também vamos ver a utilização do pensamento algébrico no nosso cotidiano. Depois faremos exercícios dentro do próprio vídeo e utilizaremos duas plataformas de jogos que nos auxiliarão na fixação de tudo que vamos aprender, tenho certeza que será mais uma aula inesquecível. Este é o segundo dia de uma sequência didática de um total de três dias sobre Álgebra no Ensino Fundamental.
O telecurso 2000 é um método de ensino supletivo de 1º e 2º graus desenvolvido (pela Fundação Roberto Marinho) onde se usava aulas pela TV e apostilas para a formação e qualificação profissional básica de jovens e adultos que, por razões diversas, não concluíram ou tiveram que interromper os seus estudos.
1ª fase – apresentação da aula.
2ª fase – vídeo sobre pensamento algébrico utilizando o playposit.
3ª fase – jogo do falso e verdadeiro com o wordwall.
4° fase – jogo sobre pensamento algébrico de perguntas e respostas no kahoot
5ª fase – Avaliação: questões envolvendo pensamento algébrico no Googleforms.
Número Máximo de aluno indicado para participar da SD/45 alunos
Tempo:15 minutos
2º Etapa: Estabelecer relações dos novos conteúdos aos conhecimentos prévios dos alunos. (Contextualizar)
Tempo 25 minutos
1º momento Antes de disponibilizar o link do vídeo para os alunos assistirem, faremos uma pergunta para a turma para provocar a curiosidade dos alunos. Questão: Dê um exemplo do uso do pensamento algébrico.
Questão: Dê um exemplo do uso do pensamento algébrico.
2° momento Os alunos assistiram ao vídeo sobre Raciocínio Algébrico (duração: 14 minutos) e responderam as interações que tem durante a reprodução do vídeo, usando o link disponibilizado podendo usar a sala de informática ou na própria sala de aula com o uso dos celulares dos próprios alunos.
Caso não tenha internet baixar para o pendrive o vídeo do youtube disponibilizado no link abaixo e passar na sala de com o uso do Datashow. Depois, passar para turma a folha de atividade disponível no outro link. Neste caso, o vídeo não será dividido em duas partes e teremos um único momento para debater e tirar dúvidas sobre o vídeo e sobre as perguntas feitas durante o vídeo.
3º momento Uma roda de debate para analisar o que foi visto no vídeo sobre Raciocínio Algébrico. O professor pode fazer uma relação entre Raciocínio Algébrico e equação do 1° grau neste momento.
3º Etapa: Promover atividades lúdicas favoráveis e motivadoras a aprendizagem se possível permeadas pelas novas tecnologias digitais. (Recursos/Estratégias)
Tempo 15 minutos
1º momento
Dividir a turma em dupla para responderem no computador na sala de informática ou com o uso do celular na própria sala de aula. Para responder as perguntas sobre pensamento algébrico através do jogo no wordwall.
Caso não tenha internet, imprimir a folha de atividade disponível no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1KeUdkLN2OnprwmpGVC4NZ5J0xeMV5wGc/view?usp=sharing
2º momento
Debate com os alunos para ver as respostas encontradas.
4º Etapa: Desenvolver atividades relacionadas com as habilidades com o aprender a aprender de forma significativa. Fixação dos conteúdos quando possível experimentar os cadernos digitais, para isso precisará de tablets.
Tempo 25 minutos
1° momento
Apresenta a atividade e dividi a turma no máximo 10 grupos, podendo ter 4 a 6 alunos.
2° momento
Os grupos jogam no kahoot podendo usar o celular ou na sala de informática respondendo perguntas e problemas com cálculos sobre raciocínio algébrico.
https://create.kahoot.it/details/7995d02e-23df-46d1-82fa-3b69d5dca222
https://create.kahoot.it/share/raciocinio-algebrico/7995d02e-23df-46d1-82fa-3b69d5dca222
Caso não tenha internet utilize o arquivo em PDF disponível no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1Du3_JqZIz7edNz4KGyg7CayWyGAPMYB6/view?usp=sharing
3° momento
Finalizar a atividade debatendo com a turma a soluções das questões e problemas que foram apresentadas durante o jogo. Neste momento pode ser feito uma roda de conversa para debater as questões com a turma.
5º Avaliação: Desenvolver a autoestima e autoconhecimento e reconhecimento do outro levando o aluno a perceber o grau de seu aprendizado e mantê-lo motivado para os próximos.
Tempo 20 minutos
1º momento
O professor apresenta a atividade para turma e organiza a turma para que possam fazer a atividade individualmente.
2° momento Os alunos irão fazer algumas questões sobre o raciocínio algébrico no Google forms.
Caso não tenha internet usar folha de atividade em PDF dada no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1-fjHBq9j8IfzoWUwpH48J2iYb-som20R/view?usp=sharing
3º momento
O professor finaliza o tempo para os alunos responderem e debate com a turma as resoluções das questões.
DIA 3
1ª Etapa: Tomada de Consciência (Apresentação do tema e dos caminhos que serão percorridos para essa nova aprendizagem)
O professor deverá começar a aula conversando com os alunos onde ele se apresenta e falará sobre o tema a ser abordado, explicando como será as atividades e seus objetivos.
Na aula de hoje, vamos finalizar a nossa sequência didática onde veremos as equações do 2° grau. Mais uma vez, teremos apoio de vídeos aula do Telecurso que foram elaboradas de uma maneira muito criativa com situações reais que vão nos ajudar a compreender de forma divertida. Também vamos ver alguns exemplos da utilização da equação do 2º grau no nosso cotidiano com utilização de duas plataformas de jogos. Este é o terceiro dia de uma sequência didática de um total de três dias sobre Álgebra no Ensino Fundamental.
O telecurso 2000 é um método de ensino supletivo de 1º e 2º graus desenvolvido (pela Fundação Roberto Marinho) onde se usava aulas pela TV e apostilas para a formação e qualificação profissional básica de jovens e adultos que, por razões diversas, não concluíram ou tiveram que interromper os seus estudos.
1ª fase – Apresentação da sequência didática
2ª fase – Vídeo sobre Equação do 2º grau com o uso do playposit
3ª fase – jogo no wordwall.
4º fase – atividade usando o learningapps
5ª fase – Avaliação: questões envolvendo equações do 2º grau no google forms.
Número Máximo de aluno indicado para participar da SD/45 alunos
Tempo: 15 minutos
2º Etapa: Estabelecer relações dos novos conteúdos aos conhecimentos prévios dos alunos. (Contextualizar)
1° momento
Nesta 2ª etapa, o professor pergunta a turma se estudaram equações do 2º grau e se eles ainda lembram. Depois, de conversar com a turma avisa a turma que assistiremos um vídeo para relembrar equação do 2° grau, onde terá algumas perguntas que serão feitas durante a exibição do vídeo. E não esquecer de ressaltar a importância de saber resolver equação do 2°.
Fazer a pergunta: Onde encontramos a equação do segundo grau no cotidiano?
2° momento
Os alunos acessam o link do playposit para assistir o vídeo (12 minutos e 34 segundos) e responder as perguntas. Neste momento o professor deve ter visto previamente se vai usar os celulares dos próprios alunos para eles acessarem ou se vai levá-los para a sala de informática para usarem os computadores.
Caso não tenha internet na escola o professor pode baixar para um pendrive o vídeo do youtube (15 minutos e 25 segundos) e exibir no Datashow e utilizar folhas de atividades com as mesmas perguntas que seriam feitas no playposit para os alunos fazerem após a exibição do vídeo.
https://drive.google.com/file/d/1YeAi2c2PDWAmY_xwL3ulZayaIqFMSzNQ/view?usp=sharing
3º momento
Roda de conversa sobre o vídeo apresentado. Neste momento, o aluno pode tirar suas dúvidas com o professor. E retornamos para a pergunta do início do vídeo. Objetivo é que alunos percebam neste momento que a equação do 2º grau está presente em inúmeras situações cotidianas
Tempo 20 minutos.
3º Etapa: Promover atividades lúdicas favoráveis e motivadoras a aprendizagem se possível permeadas pelas novas tecnologias digitais. (Recursos/Estratégias)
1º momento
O professor apresenta para a turma a próxima atividade que será usado o wordwall e organiza a turma em duplas. Os alunos permanecem na sala de informática caso estejam usando os computadores.
2º momento Os alunos respondem as perguntas acessando o link dado abaixo:
https://wordwall.net/play/31423/072/234
Caso não tenha internet usar folha de atividades, abaixo em PDF:
https://drive.google.com/file/d/1EPYlRbwAShfdkPNG0fnBG-O5pnYHESsu/view?usp=sharing
3° momento
O professor junto com os alunos analisa as soluções das questões e reforçando a importância do uso das Equações do 2º grau.
Tempo 15 minutos.
4º Etapa: Desenvolver atividades relacionadas com as habilidades com o aprender a aprender de forma significativa. Fixação dos conteúdos quando possível experimentar os cadernos digitais, para isso precisará de tablets.
1° momento
Apresentar a atividade Quebrando a Cuca, separar a turma em 5 grupos de nove alunos. onde eles tentaram responder as perguntas do quizz usando o learning apps.
2° momento
Os alunos responderão as perguntas envolvendo equações do 2º grau no learningapps acessando o link abaixo.
https://learningapps.org/watch?v=phfjgwu5v22
Caso não tenha internet, usar o arquivo abaixo e projetar a atividade no Datashow ou imprimir para os alunos responderem.
https://drive.google.com/file/d/1mk5ohm3MWq03P9g5rALD-i4UVEwRMpSS/view?usp=sharing
3º momento
Cada grupo elaborar uma pergunta sobre equações do 2° grau para fazer para os outros grupos. Cada pergunta deve conter a resposta que será conferida pelo professor antes da apresentação da pergunta. A apresentação da pergunta é feita de forma oral ou no quadro branco se necessário.
4° momento
O professor conferi qual grupo acertou o maior número de questão e é considerado vencedor do jogo. Em caso de empate, podemos ter mais de um grupo vencedor.
Tempo 20 minutos.
5º Avaliação: Desenvolver a autoestima e autoconhecimento e reconhecimento do outro levando o aluno a perceber o grau de seu aprendizado e mantê-lo motivado para os próximos.
1º momento
Apresenta a atividade para os alunos. Nesta atividade eles irão responder questões usando o googleforms. Para acessar eles deverem está logado com a conta do google.
2º momento
Os alunos respondem as questões de múltipla escolha no google forms acessando o link abaixo:
https://forms.gle/K4FeUR8q1DRbVLAK7
Caso não tenha internet usar o arquivo em PDF para usar folhas de atividades:
https://drive.google.com/file/d/194T2piVHPXIlWUX1LibXMRC3XvnPxHOf/view?usp=sharing
3° momento
Avisa para os alunos que o resultado será enviado pelo email deles e será divulgado na próxima aula.
Tema: Adição e Subtração
Eixo Organizador: Álgebra
Objetivos esperados: Identificar representações algébricas através dos padrões de figuras e das operações numéricas com números naturais.
Recursos Digitais Necessários: Datashow, computador, caixa de som, internet e sala de informática (ou celular).
Recursos Analógicos Utilizados: Folha de atividades, papel quadriculado, quadro branco e pilot.
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.