Sequência Didática – Bichinho Mau
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER NOS TEMPOS DE CORONAVÍRUS
Comece aqui
Compreender e analisar formas de transmissão de doenças relacionadas a vírus e a importância do isolamento social, através do vídeo com o seguinte tema: Coelhinho Zezé em: CADÊ TODO MUNDO? É uma história bem simples com abordagens importantes diante do confinamento social que estamos vivendo por conta da Pandemia de Coronavírus.
(Autora: Jane Prado)
Desenvolver assitindo o vídeo e através das atividades, Competências Socioemocionais, englobado no bloco de resiliência emocional, citado na BNCC.
(Autora: Jane Prado)
Realizar com a ajuda de um responsável as atividades propostas
transformadas para o caderno digital, que tem por objetivo ratificar o
aprendizado.
Escrever o nome (pode ser com a ajuda de um adulto).
Refletir e demonstrar sentimentos em relação à situação que estamos vivendo.
Identificar a s formas de prevenção dos vírus.
Identificar algumas formas de contágio do vírus.
Música: Sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão. Turma da Mônica. Forma lúdica de ensinar, que não devemos nos abraçar, beijar e apertar as mãos.
Incentivar a criança a realizar atividades prazerosas em seus momentos em casa.
(Autora: Jane Prado)
Atividade prática com farinha. Dica de brincadeira utilizando uma tigela de plástico ( preferencialmente) e farinha de trigo e água.
Divulgação de atividade interativa nas redes sociais, com o objetivo de ratificar o aprendizado e divulgar os mesmos em redes sociais.
Atenção responsável pela aplicação da SD (sequência didática): Bichinho Mau.
Nome da criança: Idade:
Faça essas perguntas (as perguntas devem respondidas de forma literal ao que a criança responder) para a criança, e divulgue em suas redes sociais ( preferencialmente Facebook) para rir agora e daqui1 ano quando suas redes sociais mostrar a você lembranças.
1. O que é o Coronavírus?
R:
2. Como começou o coronavírus?
R:
3. Há quantos dias estamos em isolamento social?
R:
4. O que você acha que podemos fazer pra acabar com o coronavírus?
R:
5. Quais roupas você tem usado nos dias de distanciamento social?
R:
6. Você quer voltar pra escola?
R:
7. Quem é a primeira pessoa que você quer abraçar quando o isolamento social acabar?
R:
8. Qual é o primeiro lugar que você quer ir, quando acabar o isolamento
social?
R:
9. Se o coronavírus fosse um animal, qual seria?
R:
10. Se você tivesse que usar roupas de proteção para ajudar contra o
coronavírus, qual roupa você usaria?
R:
11. Qual mensagem você mandaria para todas as pessoas que estão em isolamento social como você?
R:
Faça você também, com sua criança!!!
Unicarioca- Mestrado em Novas Tecnologias Educacionais.
Aplicação da SD Bichinho mau.
Tema: BICHINHO MAU
Eixo Organizador: Ciências e suas tecnologias
Objetivos esperados:
Compreender a importância do isolamento social como medida de prevenção para evitar a transmissão do vírus entre as pessoas e manter a higiene.
Identificar a Tecnologia como uma tendência mundial de ensino e aprendizagem colaborativa dentro e fora do contexto escolar através das atividades lúdicas.
Auxiliar as famílias na divulgação de como se prevenir do novo
vírus covid-19.
Compreender que os hábitos de higiene, são grandes aliados na prevenção do vírus. Estimular o desenvolvimento de Competências Socioemocionais, citadas na BNCC.
Recursos Digitais Necessários: Computador, celular e tablet.
Recursos Analógicos Utilizados: Papel/caderno, Lápis, itens de cozinha.
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.