SD – Artes e a autoimagem
Nós da UniCarioca criamos essa sequência de atividades para que você aprenda de forma mais interativa e divertida.
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA SE DIVERTIR E APRENDER
Comece aqui
Tomada de Consciência
Atividade 1 – Separar a turma em pequenos grupos e separar ao menos um espelho médio a grande por grupo.
Atividade 2 – Com o auxílio do espelho, questionar aos alunos como eles se veem, quais são suas características, formato dos olhos, tom de pele, cor dos olhos etc. Anotar as características descritas por eles de forma coletiva, para que observem o processo de escrita.
Atividade 3 – Trazer questões investigativas: • Perguntar as crianças se eles sabem o que é um autorretrato? • A partir das respostas, questionar como podemos fazer um autorretrato? • Caso não tenha sido comentado, levantar a possibilidade de fazer um autorretrato com a ajuda do espelho.
Atividade 4 – Protegendo o espelho com uma folha plástica transparente, pedir que os alunos desenhem como se veem no espelho, respeitando seus traços.
Atividade 5 – Anexar o desenho na folha plástica junto ao texto de características descritas pela criança.
Atividade 1 – Após produzirem seu primeiro autorretrato, questionar as crianças se já viram autorretrato de algum artista? Anotar os possíveis nomes que possam surgir.
Atividade 2 – Mostrar no site do google arts, autorretratos de diferentes pintores como Frida Kahlo, Pablo Picasso, Salvador Dali e Van Gogh.
Atividade 3 – Perguntar as crianças: Os autorretratos são parecidos? O que acharam dos autorretratos? Existem diferentes formas de se fazer um autorretrato?
Atividade 4 – Usando o filtro “ Art Selfie” do aplicativo Google Arts, cada aluno irá tirar uma “self” e o aplicativo buscará os retratos mais parecidos nos acervos de museus pelo mundo. Salvar os resultados e mostrar para os colegas de sala.
Após conhecer um pouco dos diferentes modos de fazer autorretratos, o mediador deve pontuar que não existe maneira certa de desenhar e que cada um possui sua forma de se expressar.
A partir do interesse das crianças na ideia de autorretrato, propor a confecção de “autorretrato animado” que será registrado através da tecnologia do stop motion. Segundo os seguintes passos. Atividade 1 – Pedir aos alunos que pesquisem partes do rosto (olhos, nariz, boca, orelha etc…) em revistas, livros ou impressões que lembrem suas características.
Atividade 2 – Fornecer uma diversidade de materiais (lã, diferentes tipos de macarrão, canudos, recortes de tecidos, botões, sementes, entre outros) para confecção do autorretrato.
Atividade 3 – Em uma folha branca, fotografar com o aluno o processo de criação do autorretrato, de forma que o movimento possa ser usado no vídeo de stop motion.
Atividade 4 – Com o auxílio do aplicativo stop motion studio ajudar a fazer o vídeo stop motion do “autorretrato animado” de cada criança.
Nesta etapa as crianças se reunirão em um em um espaço multimídia onde tenha televisão, projetor, ou outro tipo de tela para que todos possam visualizar a compilação dos vídeos stop motion de toda turma.
Atividade 1 – Caso queiram, as crianças poderão ir a frente e falar sobre o processo de criação de seu autorretrato, os materiais que utilizou e como foi a experiência para ela.
Atividade 2 – Roda de conversa:
O que você aprendeu sobre você?
O que você aprendeu sobre seus colegas?
Avaliação (Desenvolver autoestima e autoconhecimento, levando o aluno a perceber o grau de seu aprendizado e mantê-lo motivado para os próximos).
Nesta etapa se observará o registro de participação da criança nas atividades propostas e no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a temática.
Recursos Digitais Necessários: Google arts stop, motion studio
Recursos Analógicos Necessários: Folhas de papel, Revistas, Cola, Celular, Material de pintura, Materiais diversos para colagem (lã, diferentes tipos de macarrão, canudos, recortes de tecidos, botões, sementes, entre outros)
Educador: Clique no ícone para acessar a didática por trás das atividades propostas.