Sala de Aula Invertida: Combinando Metodologias Ativas e Realidade Aumentada na Educação Profissional
Aluno(a): Marcelo Queres de Oliveira
Orientadores: Victor Gonçalves e Bianca Martins
Data de defesa: 27/06/2019
Descrição: Um dos problemas identificados em diversas instituições que oferecem a Educação Profissional (EP) é a utilização de metodologias tradicionais focadas em conteúdos, ao invés de competências, aliada a falta de infraestrutura de laboratórios para execução de atividades práticas profissionais. Sendo assim levantou-se a seguinte questão norteadora: A utilização de metodologias ativas como a Sala de Aula Invertida combinando o Ensino sob Medida a Simulações em laboratórios virtuais com técnicas de realidade aumentada (RA) pode favorecer o processo de aprendizagem e formação dos educandos da EP? Esta investigação trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória de abordagem quantitativa e qualitativa, resultando num estudo de caso no Curso Técnico de Manutenção Metroferroviária da FAETEC. Quanto aos meios de investigação baseou-se na triangulação da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, e aplicação de questionários, além da própria observação e participação do pesquisador. Foi elaborada, aplicada e avaliada uma sequência didática (SD) com utilização das metodologias ativas e tecnologia RA utilizando para isso os aplicativos Edmodo e PhysicsLab AR. Tendo como principal objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem na EP. A maioria dos educandos conseguiu desenvolver as competências e habilidades desejáveis ao cabo da aula proposta. Portanto conclui-se que a metodologia e tecnologia aplicadas são capazes de favorecer o processo de ensino-aprendizagem da EP.