[R]evolução na Educação: Formação Continuada Para Professores Sobre Novas Tecnologias Digitais na Educação
Aluna: Suzanne de Oliveira Freitas
Orientadores: Prof.a Ana Paula Legey de Siqueira, D. Sc e Prof. Antônio Carlos de Abreu Mól, D. Sc
Descrição: A presente dissertação é fruto de uma pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, que por sua vez, teve o objetivo promover capacitação de professores com inserção de tecnologias digitais a partir de uma proposta significativa a fim de auxiliar o ensino-aprendizagem dos alunos no período pós pandêmico. Foi realizado um estudo exploratório com quinze professores de uma escola municipal do Município do Rio de Janeiro. A intenção era compreender as lacunas existentes em relação à formação sobre tecnologia voltadas à educação cujos resultados revelaram o problema da pesquisa. Verificou-se que seria necessário atingir desenvolver uma proposta de capacitação de professores com uso de tecnologias digitais na educação, apresentando sequência didática contendo diferentes recursos tecnológicos como metodologia da aprendizagem; para assim avaliar, junto aos professores, a efetividade da formação continuada e a sua aplicabilidade em sala de aula. A proposta de capacitação, mostra o quanto a temática é importante para a reflexão sobre o tema e na contribuição para as práticas docentes. Observou-se através dos resultados da pesquisa que as Tecnologias Digitais podem colaborar para a capacitação docente oferecendo avanços significativos e apresentando impacto observado na desenvoltura no uso das novas tecnologias digitais no planejamento dos professores.
