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RESSIGNIFICANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS


Aluno(a): Jocineide da Silva Gomes

Orientadores: Sheila Arantes e Mariza Sodré

Data de defesa: 12/12/2023

Descrição: 

O presente trabalho acadêmico para Mestrado, cujo título é “Ressignificando o processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de novas tecnologias digitais”, está baseado em pesquisa realizada no âmbito da Escola Municipal Genesio da Costa Cotrim, situada na Comunidade da Reta Nova, no bairro Nova Esperança, no município de Itaboraí-RJ. Nesta escola, observa-se um significativo aumento da violência e da prática de bullying, em virtude do uso de telefones celulares e aplicativos para registro em vídeo de ocorrências envolvendo tais situações e, como consequência, um baixo rendimento escolar. Toda essa constatação leva-nos à inquietação no sentido da necessidade de mudança deste quadro, a partir da reflexão do educador sobre sua prática de ensino, e da utilização das ferramentas tecnológicas necessárias com o intuito de motivar o aluno por meio da inovação. Esta pesquisa tem como objetivo propor estratégias que ressignifiquem o processo de ensino-aprendizagem por meio da integração e do uso efetivo das novas tecnologias digitais. A fim de que esse objetivo fosse alcançado, quatro passos foram estabelecidos: o primeiro, desenvolvimento de uma Sequência Didática para a formação continuada de professores, focando o uso eficaz das tecnologias digitais no contexto educacional; o segundo, elaboração de um E-book como suporte pedagógico, ancorado na estrutura teórica da Sequência Didática desenvolvida para a formação continuada; o terceiro, implementação da formação continuada no contexto escolar e o quarto e último, condução de uma avaliação crítica da formação continuada, considerando a eficácia deste processo e do material didático utilizado. Um dos problemas apontados nesta pesquisa, quando se fala em mudança e reconsideração de métodos de trabalho utilizados em sala de aula, diz respeito à falta de motivação e resistência de professores, relacionadas ao despreparo na utilização de ferramentas tecnológicas digitais as quais sem um objetivo bem conduzido tornam-se ineficazes para um aprendizado significativo do aluno nas fases iniciais de sua vida escolar. Dessa forma, a pesquisa em questão apresenta uma análise abrangente das percepções dos participantes em uma capacitação pedagógica sobre sequências didáticas com tecnologias digitais, cujos resultados geralmente positivos, destacam a eficácia pedagógica, a inovação, a colaboração interdisciplinar, a versatilidade na abordagem, bem como os desafios relacionados à infraestrutura tecnológica e ao domínio de ferramentas digitais por parte do professor, a fim de ressignificar sua prática. No geral, a sequência didática com tecnologias digitais foi vista como promissora, apesar da necessidade de suporte contínuo para garantir seu sucesso no processo educativo do discente.

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