Menu fechado

Ressignificando A Prática Docente: Utilizando A Realidade Aumentada Como Estratégia À Promoção Da Leitura E Escrita

Aluno:Aline Antunes Ribeiro Batista

Orientadores:Prof. Dr. Victor Gonçalves Gloria Freitas, Prof. M.Sc. Marcos Antônio Silva .

Descrição: Percebe-se uma recorrente preocupação em torno dos processos educacionais e das competências essenciais que devem ser desenvolvidas no discente ao longo da Educação Básica. Dados das avaliações externas do Brasil realizadas pelo SAEB apontam problemas na qualidade da educação, principalmente no que diz respeito à aprendizagem da leitura e escrita. A partir desta perspectiva, esta investigação considerou a importância da ressignificação da prática docente buscando a partir de uma metodologia inovadora minimizar o fracasso na aprendizagem do ato de ler e escrever criticamente. Trata-se portanto de uma pesquisa de cunho exploratório de abordagem qualitativa, que objetivou potencializar o nível de proficiência na leitura e escrita dos educandos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para isto, desenvolveuse uma Sequência Didática explorando atividades lúdicas e tecnológicas de Realidade Aumentada, interdisciplinando com a literatura infantil e o tema gerador sobre animais, originando na criação de um modelo de Framework para auxiliar na elaboração de sequências didáticas. A proposta foi apresentada aos docentes por meio de grupos focais de forma on-line e analisada através de entrevista estruturada e questionário para validação da metodologia desenvolvida. Com base nas impressões dos participantes, pode-se concluir que o modelo de Framework viabiliza a organização do planejamento docente, auxiliando-o no desenvolvimento de atividades significativas. Quanto aos resultados coletados referentes à proposta da sequência didática, verificou-se que a metodologia elaborada mostrou-se inovadora e adaptável a qualquer contexto escolar, inclinando-se aos interesses dos discentes e ampliando sua motivação para novas aprendizagens.


EnglishPortuguês