RELAÇÕES ENTRE COLABORAÇÃO E ENGAJAMENTO EM AMBIENTES ONLINE: UM ESTUDO DE EXPLORATÓRIO SOBRE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Aluno: Joaquim José Rodrigues da Fonseca
Orientadores: Alessandro Jatobá e Paulo Vitor
Descrição: Essa pesquisa tem por problema principal a ser estudada a seguinte questão, a falta de interações dos alunos no EAD, consequentemente a evasão. Temos por finalidade estudar as tecnologias educacionais digitais da informação e comunicação no ambiente de aprendizagem, se estão sendo utilizadas e apresentadas de forma clara e objetiva e traçar um panorama para entender os efeitos das ( TDIC’s ), assim possibilitando refletir acerca do desenvolvimento a enriquecer o trabalho docente com o apoio de tecnologias e aplicativos que estão disponíveis dentro e fora do ambiente e que permitem ampliar as possibilidades de pesquisa, de colaboração, de personalização, de mobilidade e de produção. O trabalho pretende ajudar a entender o contexto de mudanças que vem acontecendo no processo de ensinar e de aprender e o papel facilitador e ampliador das tecnologias. Verificar se houve um contributo trazido pelo avanço das tecnologias no espaço educacional e a mudança de entendimento do corpo docente e discente no uso sistemático dessa linguagem, permitindo um olhar “a priori” para dentro da formação profissional e no desenvolvimento de novas tecnologias digitais que tornem a EAD mais confiável ao público alvo.