REFORÇO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Descrição: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica de reforço escolar na alfabetização de alunos em diferentes níveis de evolução da escrita (pré-silábico, silábico e silábico-alfabético). Trata-se da criação de uma Sequência Didática (SD) que propõe o uso de tecnologias digitais (caderno digital em tablets) na alfabetização, cujo tema disserta sobre a conscientização da importância do respeito ao próximo no trânsito, a partir da compreensão dos elementos simbólicos constitutivos deste e conhecimento de suas regras. Percebe-se a urgência em desenvolver habilidades de como se comportar no trânsito, em diferentes papéis – pedestre, ciclista, motociclista, motorista, entre outros –, o que justifica a estratégia pedagógica de escolha temática da SD Trânsito, com o objetivo de contribuir para a o reforço na alfabetização de alunos na faixa etária que compreende de seis a doze anos.

Título da dissertação:Um método ERC – Ensino Remoto Contingencial para alunos da alfabetização – Um estudo de campo em escola municipal do Rio de Janeiro.

Aluno(a): Ariadne Rolli dos Santos
Orientadores: Regina Célia Pereira de Moraes e Antônio Carlos de Abreu Mól