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Reforço Escolar em Sociedades Civis em prol da Alfabetização: Interface entre Sequência Didática e Tecnologias Digitais


Aluno(a): Sheila da Silva Ferreira Arantes

Orientadores: Antônio Carlos Mól e Gisele Reinaldo

Data de defesa: 27/06/2019

Descrição: O tema desta pesquisa versa sobre alfabetização e letramento mediados pelas novas tecnologias digitais, a partir da adequabilidade do modelo de sequência didática oriundo deste estudo. Tem como objetivo examinar e pensar os possíveis caminhos para uma alfabetização dialógica que prestigie as demandas sociais do indivíduo. Pressupõe-se que uma sequência didática mediada pelas novas tecnologias que considere a realidade história e cultural, o interesse das crianças e a sua linguagem, possam tornar a aprendizagem mais significativa, contribuindo de forma contundente nesse processo de aquisição da competência oral e escrita, para além da decodificação de letras e fonemas, mas em sua função social, vinculada ao processo de letramento do educando. Objetivou-se promover uma abordagem temática qualitativa levando-se em conta os conhecimentos prévios apresentados e a criação de atividades analógicas e digitais lúdicas. Comprovou-se que o uso das tecnologias digitais suscitou motivação em todas as etapas da sequência didática, principalmente a parte que privilegia a aquisição da escrita, com os cadernos digitais. Espera-se contribuir para uma amplitude na promoção do processo de alfabetização pleno e, partindo desta enquanto pedra angular, proporcionar formação integral do ser humano, que se tornará autônomo, inserido coerentemente nas práticas sociais, a partir do acesso a uma educação emancipatória. Observou-se, ainda ser possível mitigar a distância da qualidade na educação ofertada entre as camadas sociais, oportunizando ensino e aprendizado satisfatório para todos.

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