Redes Sociais na EAD: Uma Análise da Colaboração e Integração Social em Espaços Virtuais de Aprendizagem
Aluno(a): Josilene Marrone Coelho de Barros
Orientadores: Alessandro Jatobá e Antônio Carlos Mól
Data de defesa: 29/11/2018
Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os impactos da colaboração e interação social no processo de ensino-aprendizagem ao se inserir tecnologias digitais habitualmente utilizadas pelos estudantes de EAD. Para tal, inicialmente foi realizado um levantamento exploratório acerca do uso de tecnologias digitais e dispositivos móveis, com o propósito de subsidiar o desenvolvimento de um objeto tecnológico digital. Como principal resultado, observou-se que os recursos inseridos no AVA, promoveram a colaboração e a interação social entre os alunos. Espera-se que a proposta do presente estudo venha contribuir para promover uma aprendizagem mais significativa e consequentemente que as instituições de ensino, que atuem nesta modalidade, tenham subsídios para propor a adequação do seu processo de ensino-aprendizagem, de forma que os estudantes tenham uma experiência mais significativa. Espera-se, também, trazer contribuições para o desenvolvimento de estudos futuros nos campos da educação a distância e dos ambientes virtuais de aprendizagem, bem como de outros tópicos que envolvam o uso de tecnologias digitais na educação.