Recursos Digitais Como Ferramenta Colaborativa na Construção do Projeto Político Pedagógico: Análise da Gestão Democrática no Município de Mendes/RJ
Aluno(a): Débora Alves Morra Loures
Orientadores: Victor Gonçalves e Leonardo Trotta
Data de defesa: 27/06/2019
Descrição: Esta dissertação analisa se o projeto político pedagógico é um instrumento norteador e democrático no enriquecimento da gestão macro da rede educacional de ensino de Mendes/RJ? Historicamente a pesquisa faz um recorte evidenciando a gestão democrática educacional a partir da promulgação da Constituição Federal/1988, perpassando pelo processo autônomo da gestão aferida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996, estabelecendo-se no Plano Nacional de Educação/2014. Com aprovação da Base Nacional Comum Curricular/2017, potencializou-se um novo cenário de autonomia pedagógica fortalecendo a função política da comunidade e da sociedade civil. A metodologia bibliográfica e documental alicerçou o estudo de caso referente à gestão democrática municipal. Utilizou-se a pesquisa de campo através do método quantitativo e da técnica do questionário, aplicando-se em 06 escolas municipais com a participação de 50 profissionais do magistério. Com os dados extraídos do questionário coletou-se dos intervenientes a inexistência de um projeto macro e da importância da utilização das ferramentas digitais no enriquecimento da educação, da democratização e da governança pública. No terceiro momento teve-se a participação de 26 integrantes nas etapas presenciais e na rede profissional colaborativa LinkedIin. Os resultados finais lograram-se na construção do projeto macro digital colaborativo que se encontra no anexo único da pesquisa.