Quizz Como Instrumento Para Potencializar Cursos Técnicos na Área de Saúde: Estudo Sobre Transição do Ensino Presencial Adaptado ao Ensino Remoto Emergencial Para o Ensino Híbrido
Aluno: José Luiz Teixeira Da Silva
Orientadores: Prof. Dr. Victor Gonçalves Gloria Freitas e Prof. Ms. Marcos Antônio Silva
Descrição: Esta pesquisa busca investigar uma nova metodologia baseada em tecnologias digitais em educação que poderia ter êxito em potencializar a aprendizagem presencial nos cursos técnico profissionalizantes na área de saúde da ETESHJS, uma vez que ao iniciarem estes cursos os aprendestes apresentam várias lacunas provenientes do ensino fundamental e médio. Um Ambiente Virtual de Aprendizagem funcional, fácil de acessar, e com diversificação de propostas educativas tais como filmagem das aulas práticas nos laboratórios, mostrando o passo a passo de como executar os procedimentos e o uso de equipamentos de proteção individual e coletivo para proteção, utilizando metodologias ativas tendendo ao ensino híbrido. O uso de jogos de perguntas e respostas para que o estudante possa se divertir com a aprendizagem significativa, com proposta de fases, conforme vai construindo seu conhecimento as perguntas ficarão mais complexas até o domínio geral do tema a ser apreendido. O desenvolvimento de um produto QUIZZ da Saúde, específico, com efeitos visuais e sonoros que motivem os educandos a aprofundar seus estudos. Assim quanto mais os educandos ficarem focados no QUIZZ, mais ficarão preparados para o mercado de trabalho, para as aulas presenciais e para vida. Pois eles se tornarão os responsáveis pela sua aprendizagem, e com isso adquirindo responsabilidade, para buscar novos conhecimentos do curso ministrado. Cada professor como colaborador abastece a o QUIZZ com perguntas relevantes para o entendimento do componente a ser aprendido periodicamente, conforme vão ministrando as aulas presenciais. O intuito principal é subsidiar a aprendizagem presencial potencializando-a. Com isso, e baseando-se em questionários e também no próprio desenvolvimento dos estudantes durante o uso das metodologias ativas e as aulas híbridas verificar se o rendimento de fato melhorou, também poderá verificar se a evasão diminuiu, se o rendimento diminui ou permanece o mesmo.