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Que Histórias são Essas? Literatura e Tecnologia no Processo de Valorização da Identidade Negra na Educação Infantil

Aluna: Plinia Corrêa Ferreira Serra

Orientadores: Alessandro Jatobá e Luciane Medeiros de Souza Conrado

Descrição: A presente dissertação é fruto de uma pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias Digitais na Educação, que por sua vez, teve o objetivo de destacar a importância da apresentação de leituras que valorizem a cultura afro-brasileira e africana para a formação de cidadãos conscientes e cultuar o respeito às diferenças étnicas, culturais e sociais. Foi realizado um estudo exploratório (pesquisa-ação) com doze responsáveis de uma Unidade de Educação Infantil, do Município de Niterói. A intenção foi compreender as lacunas existentes no acesso dessas crianças aos livros, em especial a literatura de protagonismo negro, cujos resultados revelaram o problema da pesquisa que foi a inadequação de metodologias digitais criativas, que propiciem uma aprendizagem significativa e valorização da identidade negra, através a literatura. Para solucionar o problema, o objetivo geral da pesquisa foi proporcionar uma metodologia que estimule a formação de leitores na Educação Infantil, contemplando o protagonismo de crianças negras, a partir das tecnologias digitais A partir do objetivo geral, verificou-se a necessidade de atingir outros três objetivos específicos: 1) Identificar ferramentas tecnológicas que favoreçam o processo de formação de leitores; 2) Elaborar Sequências Didáticas que desenvolvam a construção da identidade a partir do reconhecimento positivo das características físicas e culturais das crianças negras por meio de literaturas pertinentes; 3) Criar um e-book para registrar o processo de produção das crianças a partir de uma história criada por elas. Para atingir tais objetivos, foram criadas Sequências Didáticas voltadas para inserção de uma literatura infantil que contemplasse a representatividade negra, como também o processo de construção da valorização da identidade, sendo desenvolvidas atividades de acordo com as necessidades atuais da Educação Infantil de acordo com a legislação que define essa fase da infância como primeira etapa da Educação Básica. Observou-se através dos resultados da pesquisa que as Novas Tecnologias Digitais podem colaborar para valorização do protagonismo negro dentro das práticas pedagógicas voltadas para a Educação Infantil. Notou-se que a representatividade negra dentro da literatura infantil traz inúmeras contribuições no contexto escolar, dentre elas, a valorização da beleza presente na diversidade e na construção da história de cada um.



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