PROPOSTAS METODOLÓGICAS USANDO AUDIOVISUAL E SMARTPHONE: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR
Aluno(a): Neuza Siqueira De Souza
Orientadores:Victor Gonçalves Glória Freitas e Luciane Conrado
Data de defesa: 10/07/2023
Descrição:
Esta dissertação traz a problemática da inadequação da metodologia docente frente aos desafios apresentados pelas novas formas de comunicação, por falta de letramento digital na área de vídeo e comunicação, tendo como objetivo central desenvolver habilidades e competências quanto ao uso das ferramentas digitais. Tal fato assume importância fundamental na sociedade contemporânea, na qual a tecnologia está cada vez mais presente em diversos aspectos do cotidiano. A apropriação de práticas relacionadas ao contexto digital não se restringe meramente à utilização das ferramentas, mas também à compreensão das implicações sociais, culturais e comunicativas inerentes a essa modalidade. A Metodologia usada consistiu em uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório, tendo como fonte secundária livros, revistas e outras produções acadêmicas, como monografias, dissertações e artigos. Assim, buscou-se primeiramente refletir sobre o papel do audiovisual e das redes sociais no contexto educacional, influenciando a forma de aprender e de se comunicar dos nativos digitais. Em seguida, explorou-se a Educomunicação e sua potencialização na educação, destacando seus benefícios, possibilidades de aplicação e os desafios enfrentados pelos professores. Por fim, evidenciou-se a importância da formação continuada dos docentes, apresentando estratégias e orientações quanto ao uso do audiovisual e das redes sociais, para que possam utilizar essas tecnologias digitais na sua práxis pedagógica. Como recursos digitais, além do curso híbrido, foram desenvolvidos um site (https://www.neuzasouza.com.br/) e um aplicativo (https://play.google.com/store/apps/detailsid=br.com.app.gpu2982365.gpu161d1998c977c7c0ffc52ed68c0bc368). Posteriormente, foram utilizadas fontes primárias com base em três questionários, com a utilização da abordagem quanti-qualitativa. A partir da condução do processo de coleta de dados, foi possível chegar a uma conclusão a respeito do que os educadores que participaram da formação continuada, pensam a respeito da possibilidade de inserção das tecnologias digitais no planejamento das aulas.