Proposta Triangular e as Novas Tecnologia no Ensino da Arte
Aluno: Elisangela Silva Da Cruz Raymundo
Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Luciane Conrado
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como tema Proposta Triangular e a novas tecnologias na educação Básica no espaço formal de aprendizagem com crianças dos anos finais do Ensino Fundamental. Surgiu-se então a necessidade de se investigar como o uso das tecnologias influência de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de educação artística. Com objetivo de desenvolver uma sequência didática utilizando as tecnologias digitais, como museu virtual, Google arts, Eart Google e Kahoot como ferramenta facilitadora, motivadora e dinamizadora do processo de Ensino – aprendizagem, afim de estimular a imaginação, criação, percepção, estética, sensibilidade, a valorização democrática da cultura, da história, do patrimônio cultural do passado e presente e todavia desenvolver o pensamento crítico nos alunos envolvidos na pesquisa. Nesta pesquisa, serão abordados alguns conceitos sobre artes e o uso das tecnologias digitais na educação Básica como ferramenta que possa auxiliar na apropriação do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória apoiada por estudo de caso, e a análise se dará em forma de triângulo de dados, em que se busca a análise de resultados com referencial teórico e diário de campo.