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PROPOSTA PARA PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO POR MEIO DE OFICINAS ALIADAS ÀS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS


Aluno: Maria Stela Marques dos Reis Machado

Orientadores: Antônio Carlos de Abreu Mól e Ana Paula Legey de Siqueira

Descrição: Os principais documentos oficiais que regem o Ensino Médio Integrado, incluindo a Base Nacional Comum Curricular, pressupõem a interdisciplinaridade, entretanto no chão da escola pesquisas recentes revelam que os professores apresentam dificuldades em realizar ações interdisciplinares. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo promover a prática da interdisciplinaridade entre professores do Ensino Médio, por meio de novas tecnologias digitais. Para alcançar esse propósito, este estudo exploratório de natureza qualitativa iniciou sua investigação através da revisão de literatura, no qual foi elencado os itens que tratam sobre interdisciplinaridade onde foi identificado que para metodologias interdisciplinares aconteçam, com maior funcionalidade, é preciso investimento na formação continuada dos professores. Com base nisso realizou-se uma pesquisa exploratória preliminar com um grupo maior de professores, possíveis participantes, para levantar o grupo específico que se daria a pesquisa, esse levantamento inicial também serviu de comparação com as entrevistas feitas no final do processo. Ainda preparando o estudo foi realizado um grupo focal com os 6 professores definidos como participantes da pesquisa das disciplinas: Química, Física, Biologia, Metodologia da Pesquisa, Gerência Serviço e Saúde e Sociologia com o objetivo de compreender a percepção dos professores em relação a temática interdisciplinaridade. A partir da análise do grupo focal foram criadas categorias que proporcionam a elaboração da metodologia para condução e elaboração da Oficina de Planejamento Interdisciplinar que consiste no produto dessa pesquisa. No decorrer das Oficinas, que foram realizadas de maneira remota, foi elaborado um Planejamento Interdisciplinar utilizando o google sites. Analisando todo esse processo de formação continuada, foi possível perceber através das entrevistas finais que é fundamental e urgente o investimento na formação continuada dos professores, já que proporciona através de reuniões o diálogo entre os professores considerado pela literatura um aspecto fundamental para motivação dos professores em realizarem ações interdisciplinares.

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