Menu fechado

Proposta Metodológica para Promoção da Conscientização Sobre Diabetes em Escolas por Meio de Tecnologias Digitais


Aluno(a): Bianca Joaquim Albuquerque de Melo

Orientadores: Ana Paula Legey e Antônio Carlos Mol

Data de defesa: 03/07/2019

Descrição: A presente pesquisa teve como objetivo promover a conscientização sobre o Diabetes a partir de uma sequência didática de cunho investigativo empregando tecnologias digitais. Para tal, foi desenvolvida uma sequência didática de cunho investigativo, baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Posteriormente, elaborou-se um e-book explicando a sequência didática para apresentá-la aos professores, que avaliaram a sequência didática quanto a aspectos envolvendo a conscientização sobre o Diabetes, promoção da saúde, capacidade de adaptação da proposta metodológica, assim como ao uso de tecnologia. A sequência didática também foi avaliada pela perspectiva das competências e habilidades dispostas na Base Nacional Comum Curricular. Concluiu-se que a sequência didática apresentada mostrou-se fundamental para instrumentalizar professores do Ensino Fundamental quanto às possibilidades de trabalhar a conscientização sobre o Diabetes no ambiente escolar. Além disso, a sequência didática obteve avaliação positiva enquanto estratégia didática para trabalhar a promoção da saúde nas escolas, e também contribuiu com a diversificação das práticas pedagógicas dos docentes ao apresentar um conjunto de atividades que combinam metodologias ativas, tecnologias digitais e investigação para aliar a educação à promoção da saúde de maneira contextualizada dentro das escolas.

EnglishPortuguês