Menu fechado

Proposta de sequência didática com recursos digitais em LIBRAS para trabalhar conceitos de Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental

Aluno:Luciana Moratelli Pinho

Orientadores: Prof. Dr. Antônio Carlos de Abreu Mól, Profª. Dra. Ana Paula Legey de Siqueira

Descrição: Esta dissertação busca contribuir para a melhoria na relação entre escola, aluno e família principalmente no contexto das barreiras de aprendizagem em um cenário educacional bilíngue. O estudo atual concentra-se em alguns entraves à aquisição de conceitos na disciplina de Ciências em LIBRAS por parte de alunos surdos e seus familiares.Este trabalho tem como objetivo oferecer uma estratégia pedagógica de uma sequência didática (SD) bilíngue utilizando recursos digitais. A sequência didática está voltada para as aulas de Ciências e seu foco são alunos surdos das séries iniciais do ensino fundamental.Um total de 34 professores responderam a um questionário feito no Google formulário para avaliar a Sequência Didática e os seus recursos tecnológicos. Desses, 23,5% atuam no 1° ano, 14,7 %, atuam no 2° ano, 23,5 % atuam no 3° ano, 35,3 % atuam no 4° ano e 47,1 % atuam no 5° ano do Ensino Fundamental.Os entrevistados avaliaram a sequência didática de forma positiva, que adaptariam e usariam a metodologia apresentada. Em conformidade com a proposta deste trabalho que é de oferecer um material de apoio aos professores das séries iniciais do ensino fundamental fazendo uma conexão entre escola, família e alunos surdos.


EnglishPortuguês