Menu fechado

Proposta De Sequência Didática Aliada A Recursos Digitais Para Auxiliar O Processo De Alfabetização

Aluno: Marília Barreto Paulucci

Orientadores: Prof. Antônio Carlos de Abreu Mól, D. Sc. Profa. Ana Paula Legey de Siqueira, D. Sc.

Descrição: Ler e escrever são habilidades fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, no entanto, a alfabetização ainda é um grande desafio para a educação brasileira. Muito alunos chegam ao 3º ano do ensino fundamental, ano em que já deveriam dominar a leitura e escrita, sem estarem alfabetizados. Nesse contexto, esta dissertação teve como objetivo propor uma metodologia para auxiliar os professores no processo de alfabetização, que torne a aprendizagem significativa e interessante para os alunos, por meio de uma sequência didática aliada a recursos digitais facilitadores do processo ensino-aprendizagem. A sequência didática foi elaborada a partir dos resultados de um questionário que buscou conhecer o perfil dos alunos de alfabetização, segundo a percepção de oitenta e dois professores do ensino fundamental, para que os interesses dos alunos fossem contemplados ao longo da sequência de atividades. Além disso, foi feito um levantamento de competências e habilidades no documento norteador da educação básica, a BNCC. Um total de quarenta e dois professores avaliaram a proposta de sequência didática por meio de um questionário. A sequência didática foi avaliada positivamente, verificou-se que a proposta de metodologia, em conjunto com recursos digitais, é capaz de contribuir para aprendizagem significativa de alunos em processo de alfabetização.


EnglishPortuguês