Menu fechado

Promoção do Interesse pela Ciência por meio do Uso da Realidade Virtual na Demonstração de um Experimento Científico


Aluno(a): Jorge Eduardo Mansur Serzedello

Orientadores: Ana Paula Legey e Antônio Carlos Mól

Data de defesa: 18/12/2018

Descrição: Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma ferramenta digital, baseada em técnicas da Realidade Virtual, tendo como estudo de caso a simulação da observação do eclipse total solar, ocorrido em 1919 na cidade de Sobral / CE, no qual foi possível comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Einstein. Finalmente, após vivenciarem o experimento, foi avaliado por meio de métodos qualitativos e quantitativos se o recurso desenvolvido foi capaz de promover o interesse pela ciência. O presente estudo foi avaliado a partir de uma amostra de 148 alunos do ensino médio, dos quais 146 pertencem a escolas públicas. Após o experimento proposto por meio da realidade virtual, foi possível obter a concordância de 107 alunos ao afirmarem que a experiência contribuiu muito para aumentar o interesse pela ciência e dos quais 99 concordaram que a utilização do recurso digital estimula a curiosidade. Em uma segunda amostra de 44 professores, identificou a concordância, em sua totalidade, que o experimento potencializou o interesse dos alunos. Concluiu-se, então, que o uso de uma ferramenta digital aliada a uma atividade de aprendizagem é satisfatório no que diz respeito à potencialização do interesse dos jovens pela ciência e ao estímulo da curiosidade para pesquisarem mais sobre outros campos científicos.

EnglishPortuguês