PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE MENDES-RJ

Descrição: Este artigo discute o papel da gestão educacional no contexto geral diante dos novos paradigmas do século XXI, da necessidade de elaboração de um projeto macro político pedagógico macro, que nele se expresse além do cumprimento da lei de diretrizes da educação nacional, o plano municipal de educação, a nova base nacional comum curricular, como também as intenções da gestão educacional em relação ao processo de aprendizagem nas unidades escolares.  A gestão democrática da educação e o projeto politico pedagógico são indissociáveis, tanto no âmbito educacional como no escolar.  O universo da pesquisa, quanto à metodologia, contemplou a análises bibliográficas que serviram de base para a construção da crítica aqui proposta. Como também foi realizada entrevista com os professores do primeiro segmento da rede municipal de educação de Mendes, interior do estado do Rio de Janeiro para obter uma análise de caso, objeto dessa pesquisa. Os resultados demonstraram que os professores conhecem o processo gestão pedagógica micro, porém desconhecem a proposta macro pedagógica da rede educacional em que lecionam.

Título da dissertação: Recursos Digitais Como Ferramenta Colaborativa na Construção do Projeto Político Pedagógico: Análise da Gestão Democrática no Município de Mendes/RJ

Aluno(a): Débora Alves Morra Loures
Orientadores: Victor Gonçalves e Leonardo Trotta