Produção Textual e Tecnologias Digitais: Possibilidades de Parceria no Contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Aluno(a): Gilsely de Carvalho Gavinho do Nascimento
Orientadores: Bianca Martins e Alessandro Jatobá
Data de defesa: 19/12/2018
Descrição: Nos últimos anos, um tema recorrente na fala dos docentes, que atuam nas diferentes esferas e segmentos de ensino, reside nas dificuldades demonstradas por muitos alunos em produzir textos coerentes, coesos e que atendam às propostas que os originaram, o que aponta para a necessidade de se buscar sempre novas estratégias para o trabalho com a produção textual. Nesse contexto, a parceria com as tecnologias digitais surge como um dos caminhos a serem trilhados pelos docentes, oferecendo uma perspectiva mais dinâmica às atividades de escrita, revisão e reescrita textual para as gerações cada vez mais conectadas que chegam à escola a cada ano. No entanto, a falta de uma formação que habilite os docentes para a análise e seleção de ferramentas digitais a serem utilizadas no contexto de suas práticas acaba sendo um obstáculo para que essa parceria se concretize. Buscando suprir a lacuna anteriormente citada, essa pesquisa se debruça sobre a criação de um instrumento destinado à análise e seleção de ferramentas didático digitais voltadas para a escrita e ilustração de textos que oriente o olhar do professor na aproximação com recursos, como mais uma parceria a se construir. Justifica-se pela necessidade de um trabalho em consonância com o que propõem os documentos oficiais que norteiam o ensino de Língua Portuguesa aliada ao suporte oferecido pelas tecnologias digitais como mais uma alternativa aos tradicionais lápis e papel, trazendo uma nova perspectiva para esse trabalho, a partir da análise de recursos digitais disponíveis.
