Processos de (Re)Construção de Significados em Aulas de Campo Ubíquas para o Desenvolvimento da Alfabetização Científica

Aluno(a): Monalisa Lais Oliveira da Silva

Orientadores: Ana Paula Legey e André Cotelli

Data de defesa: 12/12/2018

Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo geral promover o desenvolvimento da Alfabetização Científica nos anos iniciais de escolarização, em aulas de campo realizadas em espaços não formais de aprendizagem, com o apoio de Tecnologias Ubíquas (TUs). Como questão norteadora, investigou quais são as influências das Aulas de Campo Ubíquas (UFCs) nos processos infantis de construção de conceitos científicos para resolução de problemas cotidianos. Tem o caráter de pesquisa qualitativa de cunho descritivo, estruturada em um estudo de caso, com observação sistemática e participante da pesquisadora. Seu método envolveu o desenvolvimento de uma Tecnologia Ubíqua e, posteriormente, a aplicação de uma UFC no espaço não formal de aprendizagem Centro Histórico Sítio Roberto Burle Marx. A respeito da TU, constatou-se que o uso do referido recurso tecnológico durante a aula de campo proporcionou às crianças a obtenção de informação confiável, trazendo como benefício o imediato contato com conceitos científicos, algo que influenciou em seus processos de (re)construção de sentidos sobre tais conceitos.