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Práxis e Práticas Docentes no Uso de Emojis em Comunicações Digitais


Aluno(a): Adriana Martins Gama

Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Leonardo Trotta

Data de defesa: 10/10/2023

Descrição: 

A pesquisa que originou a presente dissertação de Mestrado teve por objetivo geral investigar a presença ou a ausência de intencionalidade docente no uso de emojis e figurinhas em comunicações digitais em contexto educacional. Através de questionário on-line, 93 participantes responderam, sendo 48 docentes, de vários níveis e modalidades de ensino, e 45 não docentes. Pudemos constatar que atribuir afetividade foi a resposta com maior incidência em ambos os grupos. Entretanto, não houve menção aos aspectos políticos, culturais e de competências de multiletramento no que tange à produção, à deliberação e à publicização dos tão populares emojis. O referencial teórico fundamentou-se nas contribuições da Pedagogia Crítica de Paulo Freire no que tange às dimensões humanas, éticas, filosóficas, científicas, históricas e sociais envolvidas no tema do uso docente de emojis, que contribua para uma práxis pedagógica comprometida com a formação de cidadãos críticos e participativos, também no mundo digital. Além disso, aportes teóricos de Vygotsky, Henri Wallon e Humberto Maturana auxiliaram nossa compreensão sobre as dimensões afetivas dos processos de aprendizagem. O método de trabalho investigativo configurou-se como uma pesquisa aplicada à área educacional, precipuamente à práxis docente, com uma abordagem mista, investigação qualitativa-quantitativa.



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