Percepções de Professores de Matemática do Segundo Segmento do Ensino Fundamental Quanto ao Uso das Tecnologias Digitais na sua Práxis Escolar
Aluno(a): Luciano de Oliveira Santos
Orientadores: Ana Paula Legey e Antônio Carlos Mól
Data de defesa: 11/12/2018
Descrição: A tecnologia digital está presente no cotidiano do cidadão, desde o seu uso para novas formas de comunicação e entretenimento, até mesmo para inclusão social através das inúmeras possibilidades que podem ser exploradas através da internet. A percepção do professor quanto ao uso de novas tecnologias tem que ser considerada para que propostas com melhorias nesta relação escola/tecnologia possam ser tomadas. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quantitativa e como amostra professores de matemática da rede pública da cidade de Cabo Frio/RJ. Em um primeiro momento foram submetidos a um questionário através de uma pesquisa exploratória para traçar o perfil profissional e o perfil tecnológico, que apresentou dados como idade, jornada de trabalho uso ou não de tecnologia no trabalho docente e resultados de forma geral com o uso de tecnologia com aluno. Com os dados da pesquisa foi proposto um segundo momento com este mesmo grupo para sensibilizar ao uso de tecnologia digital em sala de aula. Os professores analisaram o uso de vídeo aulas no YouTube na prática docente. Os resultados das avaliações foram muito positivos e professores que antes da oficina pontuavam que não havia condições de utilizar a tecnologia em sala por causa de problemas diversos, afirmaram, após a oficina, que é possível trabalhar com tecnologia digital mesmo com a escola não oferecendo recursos.