Menu fechado


Percepção dos Professores de Biologia do Ensino Básico Quanto ao Uso de Uma Sequência Didática Apoiada em Ambiente Virtual e Metodologias Ativas


Aluno: Thomas Andrew Holmes Goodman

Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Ana Paula Legey de Siqueira

Descrição: A presente pesquisa procurou avaliar a percepção de professoras e professores de biologia e ciências que lecionem no Ensino Médio em relação a uma proposta de sequência didática (SD), para abordagem de temas de metabolismo energético para aulas de biologia, baseada em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com o uso de metodologias ativas. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória cuja coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário online usando a metodologia bola de neve (snowball) por meio da ferramenta Google Forms. Além da avaliação da SD, foram coletados dados pessoais e de prática docente dos participantes da pesquisa para buscar possíveis relações entre estes e as referidas avaliações. As avaliações se mostraram favoráveis à aplicação da SD proposta que apresentou um índice de apenas 7,5% de participantes discordantes de sua aplicação. Alguns pontos, como falta de tempo e falta de infraestrutura escolar e de recursos dos estudantes foram apontados como principais impedimentos à sua aplicação.


EnglishPortuguês