Pequenos Conteúdos por Mensagens Instantâneas como Recurso de Aprendizagem

Aluno: Geraldo Luiz Jantzen Simões Lopes

Orientadores: Bianca Maria Rêgo Martins e Ana Paula Legey de Siqueira

Descrição: O uso maciço das tecnologias móveis tomou conta da sociedade contem-porânea, que pode ser definida como sendo tecnológica e digital. Conse-quentemente a Aprendizagem Móvel vem ganhando espaço dentro e fora das salas de aula. Recursos baseados em tecnologia móvel abrem espaço para maneiras rápidas, objetivas e interativas de disponibilizar conteúdos aos alunos, a partir de recursos com que as gerações mais jovens estão muito familiarizadas. Muitos indivíduos da geração atual não consegue absorver esses conteúdos estudando de forma tradicional, percebemos que o perfil cognitivo dos alunos mudou. Os alunos do século XXI estão imersos na ubiquidade, e neste contexto, temos que entender a essa nova demanda no âmbito educacional. As tecnologias digitais podem oferecer uma nova maneira simples e rápida de aprender. Na pesquisa aqui relatada foi usado o aplicativo móvel Whatsapp como ferramenta para compartilhar pequenos blocos de informação (pequenos conteúdos) em forma de texto de forma sistemática aos integrantes de uma turma da disciplina de Produção Gráfica em um curso superior de Design Gráfico. Baseando-se em trabalhos de Teoria da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer (2012), a premissa do trabalho foi testar experimen-talmente, e em pequena escala, a eficácia desse recurso como técnica de reforço ao conteúdo dado em aula presencial em comparação com outra turma de igual disciplina que não teve acesso ao material disponibilizado por mensagens instantâneas. Avaliadas ambas as turmas ao final do semestre letivo, as notas dos alunos integrantes do grupo experimental foram substancialmente superiores às dos alunos do grupo de controle. Os resultados obtidos, portanto, fornecem fortes indícios do poder dessa ferramenta como suporte em processos de ensino e aprendizagem.