Menu fechado

Pequenos Conteúdos Por Mensagens Instantâneas Como Recurso de Aprendizagem

Descrição:O uso maciço das tecnologias móveis tomou conta da sociedade contemporânea de maneira tal que a Aprendizagem Móvel – por ser mais rápida, objetiva e interativa – vem ganhando espaço dentro e fora das salas de aula. Para esse estudo, utilizamos o aplicativo WhatsApp como ferramenta para compartilhar pequenos conteúdos de forma sistemática aos integrantes como técnica de reforço ao conteúdo dado em aula presencial em comparação com outra turma de igual disciplina que não teve acesso ao material disponibilizado por mensagens instantâneas. Avaliadas as turmas, ao final do semestre letivo, constatamos que as notas dos alunos integrantes ao grupo experimental foram substancialmente superiores às dos alunos do desenvolvimento de mais trabalhos na mesma linha e com uma amostra numericamente significativa de participantes para que se possa confirmar a validade estatística dos resultados alcançados neste estudo.grupo de controle, apresentando assim, fortes indícios do poder dessa ferramenta como suporte em processos de ensino e aprendizado. Em vista disso, sugerimos ode uma turma da disciplina de Produção Gráfica em um curso superior de Design Gráfico. Experimentamos, em pequena escala, avaliar a eficácia desse recurso

Título da dissertação: Pequenos Conteúdos por Mensagens Instantâneas como Recurso de Aprendizagem

Aluno(a): Geraldo Luiz Jantzen Simões Lopes
Orientadores: Bianca Maria Rêgo Martins e Ana Paula Legey de Siqueira

EnglishPortuguês